ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Animais em estado crítico de saúde recebem tratamento homeopático

Flávia Lima | 22/11/2015 09:35
Profissionais do Cras apostam no tratamento natural para os animais em estado greve. (Foto:Divulgação)
Profissionais do Cras apostam no tratamento natural para os animais em estado greve. (Foto:Divulgação)

Animais em estado crítico de saúde vem recebendo tratamento homeopático no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres)

A ideia surgiu de um termo de cooperação técnica do Cras e uma empresa de nutrição e saúde animal para testar a aplicação da medicina homeopática no tratamento de casos graves.

Segundo a médica veterinária responsável Claudia Macedo, a homeopatia é positiva por ser natural e não causar reações, o que diminui o risco de óbitos. Além disso, também pode ser usada em filhotes e gestantes e evita acidentes uma vez que os animais não são manipulados. "Eles continuam a alimentação normalmente e o estresse é minimizado ao máximo”, destaca.

O vice-presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira para a Região Centro-Oeste, Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, avaliou que a iniciativa é de extrema importância e mostra as pessoas que não se trata de um placebo e que realmente a medicina funciona em todos os casos.

Luiz Darcy também explicou que com o apoio do Governo estadual em 2016 vai acontecer o 33º Congresso Brasileiro de Homeopatia, em Campo Grande, de 3 a 6 de setembro, reunindo odontologia, veterinária e medicina para discutir sobre o tema.

No Estado, a medicina homeopática chegou em 1980 através do médico José Roberto Campos Souza e hoje conta com uma média de 40 médicos especializados, além de atendimentos no Centro de Especialidades Medicas (CEM) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um Centro Homeopático em Dourados que foi o primeiro do Brasil.

Na área acadêmica a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul oferece a oportunidade de residência e cadeira optativa aos alunos do 2º semestre de Medicina.

Nos siga no Google Notícias