ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Antes de ser morta pelo marido, médica recusou medida protetiva

Aline dos Santos e Graziela Rezende | 13/01/2014 11:58
Segundo delegada, médica disse ter medo e vergonha de fazer denúncia. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo delegada, médica disse ter medo e vergonha de fazer denúncia. (Foto: Marcos Ermínio)

Assassinada pelo marido com quem viveu por 32 anos, a médica Maria José de Pauli, de 60 anos, recusou, um dia antes do crime, medida protetiva. Na última sexta-feira, dia 10, ela foi à tarde na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e relatou dificuldades para conseguir a separação.

Uma policial sugeriu que a médica pedisse medida judicial para se proteger do marido, o pecuarista José Mário Ferreira, de 58 anos. Contudo, a médica se recusou. Ao fim do atendimento, lhe foi entregue uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, que também foi recusada por Maria José. “Ela disse não, não é para tanto. Não acredito em algo mais grave”, relata a delegada Rosely Molina.

Entretanto, a delegada explica que até mesmo a medida poderia chegar tarde. Pois era fim de sexta-feira e há prazo de 48 horas para ser avaliada pela Justiça.

Durante o depoimento, a médica contou que há muito tempo descobriu que era traída pelo marido e queria, somente, a separação. No entanto, ele se recusava a sair de casa, o que provocava muitos atritos entre o casal. Maria José também relatou ofensas verbais diárias, como ser chamada de gorda, e diversas formas de humilhação. Porém, demorou a procurar a delegacia por medo e vergonha.

Do relato, foi registrado um BO (Boletim de Ocorrência) por crime de injúria, devido às ofensas verbais. Com o documento, a médica tinha prazo de seis meses para representar contra o autor. Segundo Rosely Molina, a policial que conversou com a médica ficou muito abalada e em pranto, ao saber que Maria José foi morta pelo marido na noite de sábado.

Na delegacia, ela foi orientada a pedir auxílio para as três filhas. E, de fato, uma das filhas passou todo o sábado na casa dos pais, no bairro Monte Líbano, em Campo Grande. Após matar a esposa, o pecuarista se suicidou. Ontem, ainda sob o impacto da tragédia, os vizinhos relataram que o dia do crime foi marcado por brigas.

“Eles sempre discutiam muito, mas ontem as brigas ocorreram o dia todo. Ontem, uma das três filhas passou o dia na casa, tentando apaziguar as discussões, porém ela foi embora no final da tarde e eles continuaram falando alto”, disse, no domingo, uma vizinha que mora há 30 anos na mesma rua e que preferiu não se identificar.

Urgência – As medidas protetivas podem determinar suspensão da posse ou restrição do porte de armas; afastamento do lar, domicílio ou local de convivência; fixação de limite mínimo de distância entre o agressor, a vítima e seus familiares; suspensão de visita a filhos menores de idade e pagamento de pensão alimentícia.

Nos siga no Google Notícias