ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Antigos comércios viram depósito de recicláveis enquanto esperam revitalização

Paula Maciulevicius | 15/04/2011 07:51

Vizinhança afirma que catadores invadiram salão há quase 10 anos

Antigos comércios sofrem com desgastes do tempo à espera de revitalização. (Foto: João Garrigó)
Antigos comércios sofrem com desgastes do tempo à espera de revitalização. (Foto: João Garrigó)

Construções antigas que marcaram época de ouro dos tempos de ferrovia vivem hoje o abandono e descaso. A Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e Rua Barão do Rio Branco tem sete salões comerciais de portas fechadas, dois invadidos há quase 10 anos por catadores de materiais recicláveis. Apenas três são ocupados para comércio.

A ocupação dos salões por catadores aconteceu há pelo menos 10 anos. E de acordo com a vizinhança, o local já está com o segundo invasor. “Há muitos anos era um senhor, agora é uma mulher e um outro”, conta o comerciante de selarias Waldemar Siqueira, 83 anos.

Segundo os comerciantes, a invasão aconteceu por conta do descaso dos proprietários dos imóveis. A maioria dos salões fechados pertence ao mesmo dono que recebeu a herança e não paga IPTU, não reforma e nem vende o local.

“Vai fazer o que se o proprietário abandona? Se deixaram assim é porque querem que invada”, afirma o comerciante Odimar Siqueira, 48 anos.

A deterioração do imóvel feito de depósito de recicláveis é visível. Mal cuidado e com entulhos, o local aparenta servir também de moradia aos catadores. No interior, uma geladeira, armário de cozinha, televisão junto a papeis e papelão.

“Eles tem até luz, eletricidade. E água, vem pedir para a gente. E você tem que arrumar, vai negar água? E o medo de que aconteça alguma coisa no nosso comércio?” completa Odimar.

Salões invadidos há quase 10 anos são deteriorados e servem de ponto de coleta materiais recicláveis. (Foto: João Garrigó)
Salões invadidos há quase 10 anos são deteriorados e servem de ponto de coleta materiais recicláveis. (Foto: João Garrigó)

Os poucos comerciantes que ainda restam na região, vivem com medo e esperando pela revitalização do local. A sapataria do “seo” Heler Silveira Leite, 68 anos, está ali desde 1974. Segundo ele, depois da desativação da ferrovia, o movimento de clientes caiu, e com o abandono e a promessa de revitalizar, é preciso se manter com poucos serviços.

“Aqui está tudo acabando. O pessoal ali recolhe papelão, latinha e passa aqui em frente. Tem usuários ali atrás. Tudo isso espanta cliente”.

A decadência em que chegou os antigos prédios pode ser resumida nas palavras do sapateiro “bom de comprar, difícil de vender”, relata.

Conforme a vizinhança, a revitalização é promessa antiga, e por isso, os proprietários que mantém ativo o comércio não fazem reformas.

“Eles dizem que vão desapropriar aqui, depois fala que é só uma parte. Estamos esperando”, resume o sapateiro José Carlos Farias Pereira, 38 anos. Os comerciantes que mantém o serviço se vêem de mãos atadas ao descaso e abandono que virou a região.

Nos siga no Google Notícias