ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Ao responder sobre Scooby, Bernal sinaliza que cão poderá ser sacrificado

Nadyenka Castro, Helton Verão e Marta Ferreira | 09/01/2013 17:30
Bernal falou sobre Scooby na posse de guardas municipais. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bernal falou sobre Scooby na posse de guardas municipais. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Enquanto a ONG (Organização Não-Governamental) Abrigo dos Bichos busca informações sobre o cão Scooby, que foi arrastado, ficou ferido e foi diagnosticado com leishmaniose, em julho do ano passado, em Campo Grande, o atual prefeito Alcides Bernal (PP), sinaliza que o animal pode ser sacrificado.

Ao ser questionado sobre o cachorro, Bernal declarou que gosta muito de animais, mas “entre uma criança e um animal, prefiro a criança”, referindo-se ao fato de que se for diagnosticado leishmaniose em cães, “vai fazer o sacrifício”. A eutanásia de cães com a doença é determinação do Ministério da Saúde.

A veterinária Sibele Cação, que foi tirada da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária após defender o tratamento do cão, fez hoje um relato da situação clínica do cão, afirmando que não há razão para que ele sofra eutanásia. Segundo ela, Scooby começou a ser cuidado por veterinários no dia 18 de julho do ano passado. Estava com 31 quilos, falta de pelos ao redor dos olhos, ponta das orelhas com lesões e descamação, lesão nos cochins plantares e palmares (patas) já em processo de cicatrização.

No hemograma foi detectado anemia (queda dos glóbulos vermelhos). Também foi verificada a presença da leishmania, confirmando a leishmaniose. De imediato foi colocada a coleira repelente e também a contra carrapatos.

Cachorro ficou com patas machucadas por ser arrastado em moto. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)
Cachorro ficou com patas machucadas por ser arrastado em moto. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)

O tratamento do cachorro terminou no dia 17 e ele já pesava 34,5 quilos. Dois dias depois o animal foi entregue ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com as coleiras

Conforme a ONG, apesar dos exames apontarem a doença, não mostram a existência do bacilo e não há motivos para a eutanásia. “É importante frizar que, sob o ponto de vista técnico-científico, no dia 19/12/12, o Scooby poderia ser diagnosticado como não portador da doença”, fala a Abrigo dos Bichos.

A ONG informa ainda que caso não seja submetido a tratamento adequado, o quadro clínico de Scoobt pode retroceder.

Para obter informações sobre o animal, a Abrigo dos Bichos protocolou ofício na Secretaria Municipal de Saúde. A resposta à solicitação dever sair amanhã.

Nos siga no Google Notícias