ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Aos 68 anos, parte do prédio do Rádio Clube no centro vira patrimônio

Marta Ferreira | 29/06/2011 09:47
Construído na década de 1940, Rádio Clube agora é patrimônio histórico e cultural de Campo Grande.(Foto Simão Nogueira)
Construído na década de 1940, Rádio Clube agora é patrimônio histórico e cultural de Campo Grande.(Foto Simão Nogueira)

A primeira sede do clube mais tradicional de Campo Grande, o Rádio Clube, agora é patrimônio histórico e cultural da cidade. O edital de tombamento do prédio, na rua Padre João Crippa, foi publicado hoje pela Fundac (Fundação de Cultura), após ser aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura.

O prédio, construído em 1943, em pleno clima de segunda guerra mundial, foi, durante muito tempo, o ponto de reuniões sociais, festas, bailes de carnaval, formaturas, casamentos e outros eventos sociais. Tanto que a praça construída à frente virou Praça do Rádio.

Na década de 70, com o crescimento da cidade, o Rádio Clube construiu sua sede de campo, mas o prédio continuou guardando a história do clube que trouxe as ondas do rádio para a pequena cidade do então Mato Grosso.

Prédio foi construído em meio ao clima de segunda-guerra mundial, em estilo originado nos Estados Unidos.
Prédio foi construído em meio ao clima de segunda-guerra mundial, em estilo originado nos Estados Unidos.

História O Rádio Clube foi fundado no dia 25 de dezembro de 1924, quando um grupo de pessoas se reuniu na Biblioteca Pública, à Avenida Afonso Pena, para criar um centro de encontro familiar em Campo Grande. A idéia, conforme conta o site do clube, era reunir amigos para ouvir rádio, uma invenção ainda muito recente no Brasil da época.

O País respirava agitação política e ainda vivia os reflexos da primeira guerra mundial. O rádio era a única via de transmissão das notícias do mundo afora. Surgiu a idéia de se reunir para partilhar desse meio de comunicação. Um grupo de amigos se cotizou e adquiriu um aparelho-receptor, “por um conto de Réis”.

Como o som hegava com ruídos, aos poucos os jovens e adolescentes passaram a frequentar o clube não apenas para ouvir rádio, mas para dançar, ou simplesmente circular.

Surgia o tradicional clube, que, em meio à segunda guerra mundial, construiu sua sede em estilo missões.

O estilo, também conhecido como mexicano, é inspirado na arquitetura colonial hispano-americana. Ironicamente, se originou nos Estados Unidos no final do século XIX. A arquitetura das missões franciscanas da Califórnia, construídas no período em que a região era colônia do império espanhol, foi um dos principais modelos para essa tendência nos EUA, o que explica o nome.

Conforme o edital de tombamento, a medida contempla a fachada salão de festas, o piano-bar e a piscina que, conforme o texto, guardam as características da época da construção. A choperia, outro ponto bastante movimento, não está inclusa na medida.

Segundo as regras, onde houve tombamento, deverá haver preservação das características. Mesmo que o prédio seja vendido, o novo proprietário tem essa responsabilidade. Caso não tenha condições de arcar com a preservação, o Município deve ser comunicado, conforme o edital publicado.

Também é dado o prazo de 30 dias para recursos.O processo de tombamento do Rádio Clube é de 2008, e foi solicitado pelo ex-vereador Jorge Martins.

Nos siga no Google Notícias