ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Aparelho detecta quantidade de CO no pulmão e alerta fumantes

Paula Vitorino | 31/05/2012 22:59
O resultado do teste é instantâneo e mostra o grau de poluição do pulmão por conta de substâncias nocivas (Foto: Pedro Peralta)
O resultado do teste é instantâneo e mostra o grau de poluição do pulmão por conta de substâncias nocivas (Foto: Pedro Peralta)

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, cerca de 70 pessoas realizaram nesta semana o teste que mede a quantidade de monóxido de carbono (CO) no pulmão. O resultado sai na hora depois do voluntário assoprar no recipiente do aparelho.

O cardiologista Sérgio Augusto Monteiro explica que o resultado mostra a quantidade de CO no organismo, variando entre os níveis: 0 à 6, normal; 6 à 10, leve; 10 à 20 moderado e acima disso é considerado forte. Quanto maior o nível, mais cigarros a pessoa fuma.

“Quatro pessoas apresentam índices dentro do nível moderado em Campo Grande. Pessoas que fumam há bastante tempo e vários cigarros por dia”, explica.

A operadora de caixa, Iris Dalva Castro, de 44 anos, apresentou índice 4 no teste. Ela fuma há 24 anos, cerca de 6 cigarros por dia. No entanto, no horário do teste ela estava trabalhando e por isso longe do cigarro há algumas horas.

“Com algumas horas de intervalo o índice o pulmão vai ficando mais limpo”, explica a pneumologista Eliana Setti.

Iris afirma que já tentou parar de fumar, mas só conseguiu por 15 dias. “Tomei uma cervejinha e a vontade de fumar veio forte, não aguentei”, diz.

A médica esclarece que parar de fumar é muito difícil porque o fumante fica dependente não só da química, mas também dos hábitos e emocionalmente. “A pessoa lembra do cigarro quando toma um café, está em determinado ambiente ou com certo humor”, explica.

Além da dependência, o cigarro é a maior causa de doenças no mundo, segundo os médicos especialistas. O fumante tem 45% chances a mais de ter infarto, 90% de câncer de pulmão e 25% de derrame.

Passivo - Os médicos alertam que a fumaça do cigarro também faz mal as pessoas que convivem com fumantes. Dependendo do tamanho do ambiente e da quantidade de fumaça, o chamado “fumante passivo” pode inalar mais nicotina que o próprio fumante.

“Ele inala a fumaça sem filtro, ou seja, é mais prejudicial para ele”, alerta o médico.

Nos siga no Google Notícias