ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Apesar das tentativas de combate, números de estupro não diminuem

Viviane Oliveira | 24/03/2013 09:07
“Um beijo muito lascivo pode ser enquadrado como violência sexual. Cada caso é um caso e deve ser analisado com critério”, explica a delegada Rosely Molina. (Foto: Marcos Ermínio)
“Um beijo muito lascivo pode ser enquadrado como violência sexual. Cada caso é um caso e deve ser analisado com critério”, explica a delegada Rosely Molina. (Foto: Marcos Ermínio)

No último dia 12, Odimar Guilherme da Silva, de 36 anos, conhecido por “Carioca”, cometeu três roubos e estuprou duas mulheres, uma de 22 e a outra de 19 anos, isso em um intervalo de 14 horas. De acordo com a delegada titular da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) Rosely Molina, os dois casos foram em plena luz do dia e comprovam que uma das maiores violências cometidas contra a mulher está longe de ter um fim.

No caso do dia 12, o bandido aproveitou que as vítimas estavam sozinhas em ruas de pouco movimento para agir. Por volta das 6h40, uma jovem de 22 anos, esperava o ônibus na rua Marechal Floriano, atrás do Comper da Brilhante, quando se aproximou um veículo Logan de cor prata. Carioca, que usava o veículo roubado, estacionou, apontou um revólver calibre 38 para a vítima e a mandou entrar no carro e ficar abaixada no banco traseiro.

Ele levou a vítima para uma estrada vicinal onde há uma plantação, na saída para Sidrolândia, e a estuprou. A mulher só foi liberta quando o bandido se assustou com uma caminhonete que passou no local. Com medo, ele jogou a vítima no chão e fugiu.

De lá, por volta das 8h, Carioca seguiu até a rua Paissandu no bairro Amambaí, onde fez a segunda vítima, de 19 anos. A jovem estava caminhando, quando ele a abordou dizendo que era um assalto. Sob ameaças, Carioca levou a vítima para um lugar ermo e a estuprou. Conforme a delegada, nos dois casos o ato sexual foi consumado.

O homem tem uma ficha extensa, por assalto, roubo e tentativa de homicídio, foi preso um dia depois dos crimes pela Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos). Para justificar a sequência de roubos e estupros ele contou apenas que “perdeu a mulher, perdeu tudo e estava sob efeito de drogas”.

Carioca, o primeiro da esquerda para direita. Os outros dois participara somente dos assaltos a veículos. (Foto: Viviane Oliveira)
Carioca, o primeiro da esquerda para direita. Os outros dois participara somente dos assaltos a veículos. (Foto: Viviane Oliveira)

Estatísticas - Dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública) mostram que a cada dois dias uma mulher é violentada sexualmente em Campo Grande. De janeiro até agora foram registrados 68 casos, desses, 34 foram em janeiro, 19 em fevereiro e neste mês são 14. Apesar das tentativas de combate à violência contra a mulher, crimes desta natureza não têm diminuído.

Em relação ao mesmo período, de janeiro a março do ano passado, 64 casos foram registrados na Capital, apenas 4 a menos que em 2012 e o mês ainda não terminou. No total, o ano passado teve  326 casos de estupros.

Segundo a delegada da Deam, por conta da legislação que mudou, hoje tudo é considerado estupro, qualquer ato de conjunção carnal ou libidinoso de maneira forçada. “Um beijo muito lascivo pode ser enquadrado como violência sexual. Cada caso é um caso, situação por situação dever ser analisada”, disse.

Ainda conforme a delegada, apesar de ocorrer menos, algumas mulheres tem receio de denunciar quando o crime tem autoria, ou seja, a vítima sabe quem é o agressor. “O crime de estupro demanda uma investigação mais criteriosa e cautelosa. Durante depoimento, a vítima é acompanhada por uma psicóloga e uma assistente social”.

Estupro é considerado crime hediondo. A pena varia de 6 a 10 anos de prisão e pode aumentar de 8 a 12 anos se há lesão corporal ou se a vítima é menor de idade. Quando o crime resulta em morte, a pena aumenta para 12 a 30 anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias