ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Apesar de lei, vítima de violência doméstica reclama de ineficácia

Luciana Brazil, Helton Verão e Elverson Cardozo | 04/10/2012 16:17
Mulher  grávida mostra marcas depois de apanhar do companheiro com uma barra de ferro. (Fotos:Minamar Júnior)
Mulher grávida mostra marcas depois de apanhar do companheiro com uma barra de ferro. (Fotos:Minamar Júnior)

Violentadas, constrangidas e amedrontadas. Depois da agressão, ficam as marcas, e as vítimas de violência doméstica encontram no Boletim de Ocorrência o primeiro passo contra o agressor. Mas diante da burocracia com que os inquéritos são conduzidos as críticas vêm à tona. A exigência de testemunhas, a demora nos julgamentos e a lentidão das investigações são algumas das falhas apontadas pelas próprias vítimas.

Grávida de cinco meses, a jovem de 28 anos apanhou com uma barra de ferro do atual companheiro, no último sábado. As marcas roxas pelo corpo denunciavam a ira do marido. Mesmo depois de ter um forte sangramento a criança passa bem.

As ameaças, geralmente, começam em seguida, e com Joice não foi diferente. “Ele já disse que vai me matar. Será que eu vou ser mais uma na estatística?”, questionou lembrando-se do caso em que a mulher morreu queimada em Campo Grande, no último fim de semana.

A jovem lamenta que o companheiro esteja solto e diz que se sente impotente diante da situação. “Para mim não está adiantando nada fazer o registro policial. Ele não foi preso e nem foi chamado para depor. Só estou ficando constrangida. É muita burocracia, eles exigem testemunha e às vezes as pessoas não querem nem ligar, quanto mais ser testemunha”.

O quadro de descrédito com a Lei Maria da Penha, criada para defender as mulheres de violência provocada pelos companheiros, tem sido assunto de críticas contundentes do ex-deputado federal  e radialista Sérgio Cruz. Nesta semana, ao comentar a instalação da 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar em Campo Grande, confirmada na semana passada. O apresentador do programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM, afirmou que as mulheres agredidas não deveriam procurar as delegacias ou qualquer órgão de defesa, já que a “Polícia não resolve”.

Ele frisou que já tem recriminado a questão há algum tempo e citou o caso de uma jovem agredida pelo companheiro no ano passado, quando a vítima teria quebrado a clavícula. “Ela procurou a polícia e não resolveu, o julgamento será apenas em 2014”, comentou.

"É muito burocrático. E a polícia naõ faz nada sério, e quando faz o risco é que o cara vá lá e mate a mulher", desabafou a jovem que já foi inúmeras vezes até a delegacia fazer Boletim de Ocorrência contra o ex-marido.

Na delegacia da mulher, jovem relata a burocracia para resolver casos de violência doméstica.
Na delegacia da mulher, jovem relata a burocracia para resolver casos de violência doméstica.

“Não adianta a mulher agredida procurar a polícia se não tiver apoio da família. Procurando a polícia, o cara vai bater de novo”, aponta Cruz.

O apresentador deixou sua opinião durante edição do programa nesta semana e o assunto gerou polêmica em sua  página do Facebook. Sérgio Cruz defendeu mudanças na Lei Maria da Penha, e disse que a violência contra mulher deveria ser um crime inafiançável.

Segundo ele, ainda faltam entidades que façam a defesa dessas vítimas. “Existem poucos órgãos de defesa da mulher em Campo Grande e também no Mato Grosso do Sul”, diz.

Cruz defende que em curto prazo sejam criados mais órgãos de defesa e que agressão contra mulher se torne crime sem possibilidade para fiança. “O machismo não vai acabar”, completa.

O ex-deputado federal Sérgio Cruz,
O ex-deputado federal Sérgio Cruz,

Casos demais-  De acordo com a delegada Roseli Molina da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) a demora na resolução dos casos só acontece por causa da demanda. Por dia, são 70 casos recebidos pela Deam, segundo Molina, e só em setembro foram registrados 252 Boletins de Ocorrência, além de outros 117 procedimentos. Também no mês passado 20 homens foram presos em flagrante.

Em pouco tempo que a equipe de reportagem ficou na delegacia, quatro casos foram denunciados, sendo um de estupro e o de uma menina de 13 anos com suspeita de gravidez. Os casos mais frequentes, conforme explicou a delegada, são de violência física, ameaça psicológica e injúria.

Atualmente, são oito mil processos em andamento sobre violência domestica, segundo a delegada, que afirmou ainda que apenas um juiz não é suficiente para atender todos os processos. Molina ressaltou que se somados todos os procedimentos judiciais a quantidade não ultrapassariam o índice de violência domestica.

"Graças a mídia as mulheres estão criando coragem e denunciando. O exemplo da atuação da mídia é o caso de um estuprador de 2006 que foi preso no ano passado e logo depois mais quatro vitimas dele apareceram", destacou a delegada.

Com a instalação da 2° vara, Molina acredita que o tempo de espera para o agendamento das audiências seja reduzido em 50%.

Dados: Em 2011 foram feitos 6.210 boletins e até o dia 23 de setembro deste ano foram 4.228. A média de registros tem sido a mesma, segundo a delegada.

Para ela, os homens passaram a ter mais medo da lei, já que as mulheres denunciam mais. Antes da lei Maria da Penha a média anual era de 2 mil boletins por ano. Em 2012, foram 12 tentativas de homicídios e 3 assassinados em Campo Grande.

Penas: Para lesão corporal leve a pena é de seis meses a um ano. As lesões graves podem prever detenção de dois a oito anos. Para as lesões gravíssimas a pena varia de quatro a 12 anos e no caso de homicídio é de seis a 20 anos. Nas tentativas de homicídio a pena varia de 1 a 2/3 da pena do assassinato.

A Deam fica na rua Sete de Setembro e funciona das 8h as 18h. Mais informações pelo telefone 3384-1149 ou 3384-2946.

Nos siga no Google Notícias