ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Aplicação de verba pública no desenvolvimento do MS é tema em seminário

Nyelder Rodrigues | 10/11/2016 20:16
Evento reúne gestores, membros do Tribunal e demais interessados no tema (Foto: Divulgação)
Evento reúne gestores, membros do Tribunal e demais interessados no tema (Foto: Divulgação)

As formas como o dinheiro público deve ser aplicado em prol do desenvolvimento do Estado foi um dos temas tratados no ciclo de palestras promovidos pelo seminário "Da Inclusão à Inovação – O papel da UEMS no desenvolvimento do MS", que começou nesta quinta-feira (10) em Campo Grande.

O evento é organizado pela Escoex (Escola Superior de Controle Externo), órgão ligado ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), contando com apoio da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso Sul) e Governo do Estado, fazendo parte do programa Diálogos Republicanos.

Planejamento, finanças e a forma de aplicação do orçamento público estadual, como também verificar a oferta e a qualidade do ensino público e a efetividade dos gastos públicos que estão sendo destinados ao ensino superior no Estado foram discutidos nesta tarde entre gestores, fiscalizadores oficiais e demais presentes.

Entre os presentes, estavam o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que avaliou a iniciativa de debater tais temas como importante. "É oportuna à discussão, até porque o Congresso Nacional já está tratado algumas reformas importantes no ensino público brasileiro, como a reforma do ensino médio", comenta.

O governador também frisou não ter dúvidas o debate, com participação da UEMS, conseguirá encaminhar soluções importantes para que o cenário universitário seja fortalecido ainda mais em Mato Grosso do Sul.

"Este evento a exemplo de muitos outros que já realizamos aqui, é justamente no sentido de buscarmos integrar a UEMS e demais órgãos, trazendo temas do interesse da população e, não somente para apontar os problemas, mas principalmente para trazer soluções", destaca o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves.

Os debates estão sendo realizados no plenário do TCE, das 14h às 17h. Outro presente é o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa. "A universidade atua como uma mola propulsora do desenvolvimento, por meio do conhecimento, por meio da formação de profissionais", comenta o Fábio Edir, que completou.

"Em sua maioria quando se formam [os profissionais formados nas universidades] retornam e permanecem em suas microrregiões, ajudando no desenvolvimento de seu município, sendo o desenvolvimento por meio da educação.

Nos siga no Google Notícias