ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após 15 dias invadida, UEMS retoma aulas e terá horários “flexíveis”

Guilherme Henri | 24/11/2016 09:00
Estudantes ocupavam espaços da UEMS de Campo Grande desde o dia 7 deste mês (Foto: Direto das Ruas)
Estudantes ocupavam espaços da UEMS de Campo Grande desde o dia 7 deste mês (Foto: Direto das Ruas)

Após 15 dias invadida, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) retomou as aulas no campus de Campo Grande na quarta-feira (23). A informação foi confirmada por meio da assessoria de comunicação da instituição, que informou que a desocupação foi acordada durante reunião na segunda-feira (21).

O campus estava ocupado por estudantes que protestavam contra medidas do Governo Federal após Michel Temer (PMDB) assumir a presidência. A principal delas é a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Gastos Públicos, que impõe um teto orçamentário por 20 anos, o que os críticos dizem limitar investimentos em áreas fundamentais.

Os coordenadores dos cursos oferecidos pela unidade poderão flexibilizar os horários das aulas, nos três períodos, para que os acadêmicos possam participar de reuniões de avaliação do movimento, além de debates sobre a PEC 241/55 ou sobre outros temas.

Questionada, a universidade disse que por conta da invasão o calendário de aulas que se encerraria no dia 9 de dezembro será estendido em até duas semanas, como maneira de repor os dias que foram “perdidos”. A medida também será aplicada no campus de Paranaíba.

Justiça - A desocupação também foi determinada pelo juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Marcelo Ivo de Oliveira.

A reportagem tentou contato com representantes do movimento de invasão, porém as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias