ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Após caos na emergência, Sesau cria equipe para gerir falta de leitos

Kleber Clajus | 06/03/2014 13:28

Com déficit de 932 leitos em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) decidiu criar uma equipe especializada para otimizar a regulação de casos de psiquiatria, neurologia e cardiologia para leitos de retaguarda em hospitais da Capital. Resolução sobre o tema foi publicada, nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do município.

De acordo com o texto, as equipes médicas irão atuar nos CRS’s (Centros Regionais de Saúde) e UPA’s (Unidades de Prontoatendimento) onde haja leitos de observação. O objetivo consiste em aprimorar o diagnóstico nas unidades antes da transferência do paciente para um hospital.

A resolução, assinada pelo secretário Ivandro Corrêa, também esclarece que a equipe “não irá substituir o atendimento do médico plantonista atuante na unidade solicitante”.

No caso de transferências, as vagas serão reguladas pela Central de Leitos Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A falta de leitos é alvo de investigação do MPE (Minitério Público Estadual) e também do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) que avaliam como “crônica” a situação na Capital.

Balanço – Em prestação de contas na Câmara Municipal, em 25 de fevereiro, o secretário de saúde apresentou balanço do número de leitos disponíveis em Campo Grande.

Ao todo são 494 leitos cirúrgicos, 284 clínicos, 197 saúde complementar, 68 crônicos, 187 obstétricos, 224 psiquiátricos, 9 leitos de pneumonologia sanitária, 123 leitos pediátricos, além de 23 leitos dia/cirúrgico e 12 leitos dia/AIDS.

Esses estão distribuídos no Hospital Universitário, Santa Casa, Hospital Regional, São Julião, Nosso Lar, Hospital do Câncer e Maternidade Cândido Mariano.

Nos siga no Google Notícias