A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

01/12/2016 22:34

Após cirurgia, homem que doou rim para o irmão recebe alta da Santa Casa

Nyelder Rodrigues e Christiane Reis

O doador do rim para o primeiro paciente operado na retomada de cirurgias de transplante de rim da Santa Casa recebeu alta nesta quinta-feira (1) e já está em casa. Ele é Francisco Aranda Huranhabi, de 40 anos, que na terça-feira (29) vai doou um rim para o irmão, Evanildo Aranda Huranhabi, de 35 anos.

Veja Mais
“Cirurgia sem intercorrências”, diz médica sobre transplante entre irmãos
Na Santa Casa, doação entre irmãos marca retomada de transplantes

"Estou muito feliz, porque já estou em casa e tudo está dando certo", comenta Francisco. Evanildo segue internado, mas já foi para o quarto e está se recuperando do procedimento, ocorrente até aqui tudo dentro do esperado.

Evanildo ficou dois anos fazendo hemodiálise até conseguir realizar a cirurgia, a primeira de rim no hospital após oito meses. Até terça, 7h (quando começou o transplante), o último procedimento tinha ocorrido em fevereiro, e o doador não estava mais vivo.

"Ocorreu tudo bem durante a cirurgia", disse a nefrologista responsável pelo transplante renal, Rafaella Campanholo na terça-feira. O transplante durou cerca de 4h30.

Segundo a Santa Casa de Campo Grande, a realização de transplantes de rim foi suspensa por falta de verbas destinados ao atendimento de alta complexidade no hospital, já que houve queda de R$ 7 milhões para R$ 2,9 milhões nestes recursos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions