ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Após cirurgia, homem que doou rim para o irmão recebe alta da Santa Casa

Nyelder Rodrigues e Christiane Reis | 01/12/2016 22:34

O doador do rim para o primeiro paciente operado na retomada de cirurgias de transplante de rim da Santa Casa recebeu alta nesta quinta-feira (1) e já está em casa. Ele é Francisco Aranda Huranhabi, de 40 anos, que na terça-feira (29) vai doou um rim para o irmão, Evanildo Aranda Huranhabi, de 35 anos.

"Estou muito feliz, porque já estou em casa e tudo está dando certo", comenta Francisco. Evanildo segue internado, mas já foi para o quarto e está se recuperando do procedimento, ocorrente até aqui tudo dentro do esperado.

Evanildo ficou dois anos fazendo hemodiálise até conseguir realizar a cirurgia, a primeira de rim no hospital após oito meses. Até terça, 7h (quando começou o transplante), o último procedimento tinha ocorrido em fevereiro, e o doador não estava mais vivo.

"Ocorreu tudo bem durante a cirurgia", disse a nefrologista responsável pelo transplante renal, Rafaella Campanholo na terça-feira. O transplante durou cerca de 4h30.

Segundo a Santa Casa de Campo Grande, a realização de transplantes de rim foi suspensa por falta de verbas destinados ao atendimento de alta complexidade no hospital, já que houve queda de R$ 7 milhões para R$ 2,9 milhões nestes recursos.

Nos siga no Google Notícias