ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após decisão da Justiça, Defensoria vai notificar donos de terrenos sujos

Fernanda Mathias | 07/07/2016 08:19
Decisão permite que Defensoria acesse os donos de terrenos e prédios e resolva situações que favorecem a proliferação do mosquito da dengue em menos tempo (Foto:Arquivo)
Decisão permite que Defensoria acesse os donos de terrenos e prédios e resolva situações que favorecem a proliferação do mosquito da dengue em menos tempo (Foto:Arquivo)

A Defensoria Pública informa que em 10 dias deve ter acesso aos proprietários de terrenos e imóveis sujos de Campo Grande, que começarão a receber notificações para limpares as áreas, retirando os possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com o acesso aos sistemas de cadastro, casos que, atualmente, demoram cerca de três meses para serem solucionados, serão resolvidos em cerca de 20 dias, segundo a Defensoria.

O órgão ingressou com ação na justiça em fevereiro e na última terça-feira (05) decisão do Desembargador Amaury da Silva Kuklinski da 4ª Câmara Cível, garantiu à Defensoria o acesso aos sistemas “Tique” e “NX View”.

A justiça não concedeu a liminar, em março, alegando questões de sigilo fiscal e que a Defensoria possui outros meios de obter tais informações, como solicitando para a própria Prefeitura ou requerendo aos Cartórios de Registros de Imóveis. Mas a Defensoria recorreu alegando a importância do acesso aos sistemas como mecanismos mais céleres e eficazes para identificar os proprietários negligentes e para combater as endemias transmitidas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya).

“Essa é uma questão de saúde pública que se agravou nos últimos tempos pela ineficiência do Poder Público e da própria população. De fato, temos outros mecanismos para conseguir as informações, mas são procedimentos burocráticos e muito demorados. Ou seja, a Defensoria já tem acesso às informações de qualquer jeito, a questão é simplesmente de presteza, sob responsabilidade daquele que for designado para o acesso, sem esquecer a função e seus atributos, inclusive a responsabilidade funcional”, explicou o defensor Amarildo Cabral.

Casos –Até o dia 22 do mês passado, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a dengue havia contaminado 57.288 pessoas, metade no número de pacientes que tiveram a doença em 2013, ano da maior epidemia já enfrentada no Estado, quando 102.026 foram diagnosticados com a patologia.

Nos siga no Google Notícias