ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Após denúncia de mortes, MP encontra respiradores sem uso na Santa Casa

Aline dos Santos | 26/05/2011 10:38
Ambú é utilizado por horas para garantir sobrevivência de pacientes em hospital.
Ambú é utilizado por horas para garantir sobrevivência de pacientes em hospital.

Enquanto os enfermeiros passam horas fazendo respiração manual para garantir sobrevida aos pacientes, a Santa Casa de Campo Grande tem respiradores sem uso. A contradição chamou a atenção do MPT (Ministério Público do Trabalho), que foi ontem ao maior hospital público do Estado depois de denúncia do Siems (Sindicato de Enfermagem).

Conforme o sindicato, a situação precária já causou a morte de quatro pessoas. “Há um problema de gestão de muito claro. Os equipamentos necessários estão à disposição”, salienta o procurador Paulo Douglas Almeida de Moraes.

Segundo ele, a direção do hospital não conseguiu dar explicação razoável sobre os seis respiradores adultos e três infantis ociosos.

“Também é curioso que a sala de emergência tenha 12 pontos de saída de ar comprimido, mas suporta apenas seis equipamentos funcionando simultaneamente”, relata o procurador.

A dez metros da sala de emergência, uma outra sala, que já foi UTI, tem 16 pontos de saída de ar. “Estamos buscando resolver esse problema do ambú. O problema na Santa Casa é muito mais complexo. Não estamos simplificando o que é complexo, mas resolvendo a questão mais urgente”, enfatiza.

O MPT convocou a prefeitura e as secretarias municipal e estadual de Saúde para reunião às 14h desta quinta-feira. Conforme o procurador, há dois caminhos possíveis: um acordo para a utilização dos respiradores ociosos ou acionar a justiça. No segundo caso, a medida cautelar segue ainda hoje para o judiciário.

Fôlego - Na teoria, o ambú é ligado ao balão de oxigênio e deve ser usado por poucos minutos para estabilizar os pacientes em estado grave. Neste curto período, o respirador hospitalar é calibrado para fornecer oxigênio.

Já na realidade do hospital, a respiração manual é feita por horas e exige fôlego dos profissionais, são 60 bombeadas de ar por minuto.

“Não é a ventilação adequada. O ambú não oferece 100% de oxigenação ao paciente”, afirma o secretário-geral do Siems, Lázaro Antônio Santana.

Conforme o sindicato, dos 850 profissionais de enfermagem e técnicos, mais de 200 estão afastados. “O Conselho de Enfermagem estabelece dois paciente graves por técnico. Mas na Santa Casa, são mais de dez pacientes graves por profissional”.

A Santa Casa está sob intervenção do poder público desde janeiro de 2005. Na ocasião, o Pronto Socorro fechou as portas. Nos últimos anos, o hospital aparece de forma recorrente no centro de denúncias de caos e sucateamento.

Nos siga no Google Notícias