ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após intoxicação em escola, Câmara obriga coleta de água e alimentos

Paula Maciulevicius | 29/09/2011 17:44

Projeto de lei prevê coleta e armazenamento por 72 horas, de amostras da água e dos alimentos preparados em escolas públicas e particulares

Com lei em vigor, amostras serão controle para que em casos de intoxicação em massa, possa haver um rastreamento. (Foto: Simão Nogueira)
Com lei em vigor, amostras serão controle para que em casos de intoxicação em massa, possa haver um rastreamento. (Foto: Simão Nogueira)

Depois do caso de intoxicação que levou 180 alunos da escola municipal Iracema Maria Vicente a passarem mal na tarde da última terça-feira, a Câmara Municipal apresentou hoje um projeto de lei que determina a obrigatoriedade da coleta e armazenamento, por 72 horas, de amostras da água e dos alimentos preparados em escolas públicas e particulares.

De acordo com o projeto de lei, de autoria do vereador Cristóvão Silveira (PSDB), periodicamente estas amostras serão levadas pela Vigilância Sanitária para que seja feito exame físico-químico.

“É mais um mecanismo de controle da qualidade das quase 200 mil refeições que são servidas diariamente apenas na rede municipal de ensino”, explica o líder da bancada do PSDB na Câmara.

O projeto vai contemplar medidas que além de ampliar o controle de qualidade sobre a merenda nas escolas, facilita o diagnósticos em casos de intoxicação alimentar como o episódio na escola municipal nesta semana, com base nas amostras.

A proposta determina ainda que junto com a identificação dos alimentos, seja informado o dia e a hora da coletada, além do nome de quem atuou na sua preparação.

O autor do projeto explica que dessa forma o controle via permitir que em casos de intoxicação em massa, possa haver o rastreamento de todo o processo de manipulação e preparação dos alimentos.

Além do projeto apresentado hoje, o vereador Silveira é autor de dois outros já aprovados pela Câmara, voltados para garantir a qualidade da merenda escolar, um que estabelece uma nutricionista para até 5 mil alunos, ao contrário da realidade de apenas um profissional para cerca de 100 mil alunos.

Outro projeto de Silveira aprovado pela Câmara e que deve ser sancionado na próxima semana pelo prefeito, proíbe a venda de refrigerantes, salgadinhos industrializados, frituras, bolachas recheadas, balas e doces nas cantinas.

Nos siga no Google Notícias