ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após morte de bebê, bombeiros alertam sobre uso de álcool em churrasqueiras

Viviane Oliveira | 13/02/2012 16:15

Em 2002, a comercialização do álcool líquido chegou a ser proibida, mas uma liminar autorizou o retorno do produto ao comércio

Capela onde criança foi velada. (Foto: Marlon Ganassin)
Capela onde criança foi velada. (Foto: Marlon Ganassin)

O bebê de 1 ano e seis meses que morreu na noite de ontem (12), na Santa Casa, após sofrer queimaduras de terceiro grau durante um churrasco em Campo Grande, trás à tona uma velha discussão: o uso de álcool combustível, etanol, para uso doméstico.

Em 2002, a comercialização do álcool líquido chegou a ser proibida, mas uma liminar autorizou o retorno do produto ao comércio. De acordo com a assessoria da Santa Casa, 70% das crianças que são atendidas na ala de queimados do hospital, são vítimas de queimaduras por álcool.

Os acidentes mais comuns com o álcool líquido estão relacionados ao acender churrasqueiras. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem estiver manuseando e por perto.

Conforme o Capitão do Corpo de Bombeiros, Leandro Moura Marçola, há três tipos de chapa: a gás, as que utilizam carvão e as que usam álcool etílico.

“Orientamos para que ninguém use a chapa a álcool, porque é a mais perigosa”.

O Capitão recomenda que se o adulto for usar, mesmo sabendo dos riscos, manter as crianças a uma distância mínima de cinco metros e só colocar álcool quando o fogo estiver apagado”, disse.

Acidentes com álcool - Pedro Henrique do Carmo, 1 ano e meio, estava internado no hospital desde o dia do acidente, 7 de fevereiro. O acidente aconteceu na casa da família da vítima, que fica na Vila Planalto.

No local era realizada uma festa de aniversário. Um amigo da mãe da criança, ao tentar reacender o fogo da chapa utilizando álcool líquido acabou provocando uma explosão.

As chamas atingiram o bebê, a mãe dele e a irmã. Pedro Henrique sofreu queimaduras por todo o corpo. As vítimas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a Santa Casa. O bebê morreu ontem, por volta das 11h40, em decorrência da gravidade dos ferimentos.

Em abril do ano passado, Thiago Jean Phillipe Teixeira de Souza, de 9 anos, morreu também vítima de queimaduras. Ele teve 60% do corpo queimado. O acidente aconteceu quando ele brincava com álcool e fósforo na calçada de casa, no bairro Coophamat. Ele estava na companhia da irmã.

O resultado da brincadeira foram chamas, que “correram” pelo caminho com álcool, derrubaram a garrafa e iriam atingir a menina, se Thiago não tivesse entrado na frente.

O menino teve o corpo todo queimado na tentativa desesperada de impedir que a irmã, de 2 anos, fosse consumida pelas chamas.

O irmão mais velho, Matheus Jean Teixeira de Souza, 11 anos, ainda tentou socorrer o menino, jogando água fria e chamando os bombeiros. A irmã ainda teve queimaduras na perna.

Nos siga no Google Notícias