ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após mortes na quimioterapia, Santa Casa irá fechar setor de Oncologia

Filipe Prado | 21/08/2014 17:50

Após três mortes no setor de quimioterapia, a Santa Casa terá de seis meses a um ano para fechar o setor de Oncologia. Três pacientes, que realizavam tratamento contra o câncer, receberam uma doses do medicamento Fluorouracil (5-FU), em junho deste ano, e acabaram morrendo no mês seguinte. 

Conforme a assessoria de imprensa, o setor ainda não foi fechado, porém todos os pacientes novos serão atendimentos pelo Hospital do Câncer Alfredo Abrão e os 600 em tratamento serão transferidos de forma gradativa. Deste total, 200 realizam quimioterapia.

A Santa Casa tem um prazo de seis meses até um ano para a transferência e fechamento do setor, de acordo com a parceria entre o Município, Estado, Santa Casa e Hospital do Câncer.

De acordo com o hospital, o motivo do fechamento é o encerramento do convênio com a empresa que prestava servições para o setor de oncologia.

Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreram nos dias 10, 11 e 12 de julho, respectivamente, devido à complicações durante o tratamento de câncer colorretal. Elas receberam doses do Fluorouracil (5-FU) em junho, apresentaram reações adversas e morreram em julho.

No dia 12 deste mês, a Santa Casa restringiu o atendimento no setor de ortopedia, alegando uma superlotação, com 42 pessoas na fila de espera. Mas foi suspensa no dia 19.

O MPE (Ministério Público Estadual) tentou acabar com a superlotação e realizou uma reunião a portas fechadas na tarde de ontem (20) com a Prefeitura de Campo Grande, representada pelo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Jamal Salém, para pedir 28 leitos e acabar com a internação precária nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Por isso, no dia 15, a titular da Promotoria de Justiça de Saúde Pública, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, deu prazo de 10 dias para a prefeitura apresentar uma solução ao problema.

Nos siga no Google Notícias