ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após pai morrer em UPA, filhos temem que história se repita com a mãe

Tereza está há 72 horas na unidade e já tem decisão judicial para transferência

Leandro Abreu | 11/05/2016 11:44
Tereza aguarda transferência há 72 horas e já teve três paradas cardíacas. (Foto: Direto das Ruas)
Tereza aguarda transferência há 72 horas e já teve três paradas cardíacas. (Foto: Direto das Ruas)
Eribaldo ficou cinco dias internado e morreu antes de ser transferido. (Foto: Arquivo)
Eribaldo ficou cinco dias internado e morreu antes de ser transferido. (Foto: Arquivo)

Em nove meses, uma família revive o drama de ter um parente internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, em Campo Grande, precisando de uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e sem ter mais a quem recorrer. Tereza de Jesus Malta, 66, está internada há 72 horas na unidade com princípio de pneumonia e já teve três paradas cardíacas. No ano passado, o marido Eribaldo Fagundes ficou cinco dias na mesma unidade de saúde e morreu no local sem conseguir ser transferido.

Desesperados, os filhos de Tereza acionaram a Defensoria Pública e já conseguiram na Justiça a ordem de transferência, mas até o momento a idosa continua internada na UPA. “É uma história que nós já vimos acontecer e perdemos nosso pai. E está se repetindo! Estou com um pedido do médico afirmando que ela não pode ficar de forma alguma na UPA e não sabemos mais o que fazer”, disse o filho Ricardo Fagundes, 36.

Conforme o filho, Tereza chegou bem na UPA somente com uma falta de ar. “Disseram que ela estava com uma infecção no pulmão, dando princípio de pneumonia. Nesse momento já levaram ela para a ala vermelha e entubaram. Por conta disso, a transferência dela também precisa ser em uma ambulância com UTI”, disse lembrando que a mãe não tinha nenhum histórico de problema respiratório.

Já o pai, tinha câncer no pulmão e a situação se agravou por conta do tempo frio naquela época. “Meu pai ficou internado cinco dias naquela mesma UPA e não conseguimos transferir a tempo. Isso dá muito medo, pois não é um caso de risco, mas sim de alto risco”, completou.

O Campo Grande News tentou contato com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, para saber se há previsão de transferência da paciente, mas até o fechamento desta matéria ele não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias