ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após polêmica, HU abre pregão para contatar empresa de anestesiologia

Aline dos Santos | 28/04/2014 12:53
Nova reunião entre Servan, HU e MPF será em maio. (Foto: Cleber Gellio)
Nova reunião entre Servan, HU e MPF será em maio. (Foto: Cleber Gellio)

Em meio a impasse no serviço, o HU (Hospital Universitário) de Campo Grande lançou licitação para contratar empresa especializada em procedimentos médicos-cirúrgicos na especialidade de anestesiologia. As propostas do pregão eletrônico 29/2014 serão abertas em 12 de maio.

O hospital tinha contrato com a Servan-Anestesiologia e Tratamento de Dor, mas foi proibido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de pagar tabela diferente da do SUS (Sistema Único de Saúde). Sem contrato, a empresa cobra R$ 1 milhão em atrasados e reduziu o quadro de anestesiologistas, levando à queda de cirurgias. No HU, já há eletivas sendo agendadas para 2015.

Na última sexta-feira, a Justiça Federal fez reunião entre o HU, Servan e MPF (Ministério Público Federal). Um novo encontro foi marcado para 5 de maio. De acordo com André Borges, advogado da Servan, até lá a empresa vai manter 70% do quadro no hospital. Ou seja, dos sete profissionais, cinco permanecerão trabalhando. “É a maneira de demonstrar boa vontade”, afirma.

A Servan cobra a tabela CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), com preços 108% a 1.600% superiores a do SUS.

O MPF acionou a Justiça para cobrar a manutenção dos serviços prestados pela Servan, mediante remuneração com base na tabela SUS até a criação de vagas e a abertura de concurso público para provimento de anestesistas. O órgão pede ainda que a empresa reduza seu quadro de médicos a, no máximo, 20% dos anestesiologistas do município. Atualmente, ela concentra 97% dos profissionais.

Também no mês passado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendou a condenação da Servan por infrações contra a ordem econômica. A denúncia sobre a formação de cartel foi feita em 2009 ao Ministério da Justiça, ao qual o Cade é vinculado.

Já no dia 7 de março deste ano, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) negou recurso do MPF para obrigar a Servan Anestesiologia a manter o atendimento ao HU pela tabela do SUS.

Licença – O HU também lançou nesta segunda-feira pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada para realizar levantamento físico e técnico e a elaboração de estudos e projetos para o licenciamento ambiental. As propostas dessa licitação também serão abertas em 12 de maio.

Nos siga no Google Notícias