ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Após "puxão de orelha" de Harfouche, lista de rejeitados no IMCG cai para 3

Ricardo Campos Jr. | 13/03/2015 17:14
Sergio Harfouche em reunião no IMCG ano passado (Foto: Marcelo Calazans)
Sergio Harfouche em reunião no IMCG ano passado (Foto: Marcelo Calazans)

O promotor da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche, convocou e intermediou reunião entre diretores do IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande) e as 35 pessoas indicadas pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) para se associarem à instituição, mas que tiveram os nomes impugnados. Mantendo o diálogo, ele reduziu para três o número de rejeições e deu 30 dias para que um novo estatuto seja feito.

As justificativas da entidade para as exclusões eram, em sua maioria, inconsistências na documentação apresentada. Harfouche pediu que os candidatos a sócios mostrassem as identidades e outras documentações para conferência. Um a um eles foram sendo aceitos, pois já não havia mais motivo que sustentasse a eliminação.

“Eu estou intermediando porque eles não conseguem conversar, manter um diálogo. Eu quero evitar uma ação de intervenção para que a Justiça nomeie administradores para o Instituto. Eu ainda insisto em auxiliar nessa conversação porque tanto a presidente como o representante do município se apresentam bastante idôneos e têm aceitado sugestões um do outro”, disse o promotor ao Campo Grande News.

Polêmica – O Instituto Mirim, desde 2009, passou a ser uma ONG (Organização Não Governamental) que recebe recursos públicos de vários órgãos, entre eles, a prefeitura. Existe ainda um contrato com o município que prevê o uso de 450 alunos trabalhando nas secretarias, fundações e demais repartições.

O documento venceu no dia 21 de novembro. Na tentativa de retomar o controle da entidade, a prefeitura fez pressão condicionando a liberação de recursos e a renovação à mudança na estrutura. O prefeito Gilmar Olarte exigiu que os diretores que assumiram durante a gestão do prefeito cassado Alcides Bernal (PP) pedissem demissão.

A diretoria não cedeu e recorreu à Justiça para renovar o contrato com o município, alegando interesse público da população da Capital. Segundo a prefeitura, o IMCG não tem prestado contas do dinheiro investido, o que deveria ser feito mesmo depois de virar ONG, tendo sido esta a justificativa para o cancelamento dos repasses.

Foi então que o MPE interveio. “Se continuassem com aquela intriga toda, eu ia propor a intervenção”, explica Harfouche. No final de 2014 todos os envolvidos firmaram um acordo em que a diretoria do Instituto se comprometeu a realizar a prestação de contas inclusive modificando o estatuto prevendo a medida. Em contrapartida, a prefeitura poderia indicar ilimitadamente pessoas para se associarem ao instituto. Como pelas regras internas apenas membros podem apresentar novos integrantes, a atual presidente, Mozania Ferreira Campos, apresentou a relação durante a assembleia.

A entrada de pessoas indicadas pela prefeitura não significa, segundo o assessor jurídico da instituição, Wilton Edgar Acosta, que eles possam compor a diretoria, tendo em vista que para tornar uma eleição válida, os vencedores não podem ser funcionários ou ter qualquer vínculo com os poderes públicos. A indicação de novos associados é permitida a qualquer momento, bastando a indicação de algum dos membros, o que poderia equilibrar a situação.

Nos siga no Google Notícias