ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após quatro anos, Capital terá inquérito canino de leishmaniose

Fernanda Mathias | 05/05/2016 11:35
A previsão é que inquérito comece entre junho e julho (Foto: Marcos Ermínio)
A previsão é que inquérito comece entre junho e julho (Foto: Marcos Ermínio)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) de Campo Grande deve fazer entre junho e julho o primeiro inquérito canino de leishmaniose, quatro anos após o último levantamento. A meta é intensificar o combate à doença, que acomete, em média, 160 pessoas por ano na Capital.

A coordenadora do CCZ, Silvia Barbosa do Carmo, explica que são aguardados os kits sorológicos do Ministério da Saúde, mas a perspectiva é de um cenário agravado em relação ao último inquérito.

“Vínhamos atuando em todas as vertentes, inclusive com encoleiramento, quando há uma ruptura esse trabalho é prejudicado”. Silvia ressalta que, embora os donos de animais positivos para a doença estejam resguardados por força de decisões judiciais, o Ministério da Saúde não preconiza o tratamento. Nestes casos, o CCZ irá monitorar os animais, cujos donos optarem pelo tratamento.

O cão é um hospedeiro natural do protozoário causador da leishmaniose, mas a transmissão da doença se dá pela picada do mosquito flemótomo, conhecido como “palha”.

O mosquito vetor se reproduz em locais onde há acúmulo de material orgânico, por isso a limpeza dos quintais é fundamental para combater a doença. O uso de repelentes para ambientes e específicos para os animais também é método eficaz de combate e há vacina específica para prevenção em cães.

Nos siga no Google Notícias