ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após recorde em setembro, Capital tem outubro com chuva abaixo da média

Ricardo Campos Jr. | 04/11/2015 08:59
Conhecido por iniciar períodos chuvosos, outubro não atingiu média histórica
Conhecido por iniciar períodos chuvosos, outubro não atingiu média histórica

Efeitos do El Niño resultaram em um mês de outubro atípico em Campo Grande: com menos chuva e temperaturas mais altas. O acumulado de precipitação registrado até o dia 28 foi de 95,6 milímetros, menos que a metade da média histórica de 147,9 mm segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). Os valores contrastam com o recorde de setembro, o mais chuvoso em 20 anos na Capital.

“Por conta do fenômeno oceano-atmosférico, ou as temperaturas ficam muito altas ou chove e como não podemos ter essas duas coisas ao mesmo tempo, outubro foi um mês com as temperaturas bastante elevadas, o que retardou um pouco a estação chuvosa, que deveria começar nesse período”, explica a meteorologista Cátia Braga.

Dados do órgão mostram que a temperatura máxima nesse período na cidade fechou em 37,4°C, pouco abaixo do recorde de 2014 com 40,2°C. Já a umidade mínima do mês foi registrada no dia 17, quando o índice chegou a 21°C.

Segundo ela, seguindo essa lógica, novembro deverá ser um mês com maiores umidades, chuvoso e com períodos de calor cuja temperatura máxima média deve girar em torno dos 30°C.

“Outubro começa a estação chuvosa em Mato Grosso do Sul, que vai até abril. É um caso raro não chover muito neste mês”, afirma Cátia. No estado, somente oito municípios superaram as médias históricas de chuva nesse período: Amambai (209,2 mm), Bataguassu (219 mm), Bela Vista (128,2 mm), Coxim (153,8 mm), Itaquiraí (183,8 mm), Jardim (165,6 mm), Juti (181,2 mm) e Rio Brilhante (160,2 mm).

Conforme a meteorologista, o El Niño provoca o aumento da temperatura na superfície oceânica e geralmente se intercala com o La Niña, quando ocorre o contrário e a água se resfria, e com períodos neutros.

Nos siga no Google Notícias