ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após vídeos, Agepen diz que está investigando entrada de celulares na máxima

Luana Rodrigues | 14/05/2015 10:35

Apesar de considerar a presença excepcional de alguns aparelhos em unidades uma realidade nacional, a Agepen(Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário ) informou que já encaminhou ao Serviço de Inteligência os vídeos divulgados por presos do Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande.

Conforme a Agência, as imagens foram apresentadas para perícia, para a verificação da procedência e execução das medidas cabíveis. Para resolver o problema, a agência penitenciária de Mato Grosso do Sul vem executando uma série de procedimentos. "Está sendo feita a fiscalização mais rigorosa e atenciosa de visitantes e pertences em dias de visita e vistorias de rotina (operações pente-fino) nas unidades penais, para apreensão de celulares e outros materiais ilícitos que porventura adentrem as unidades", informou a agência por meio de nota.

Ainda de acordo com a Agepen, está sendo realizado um trabalho integrado da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário os demais outros organismos afins, para identificação e punição dos reeducandos que utilizam de aparelhos celulares nas prisões. Para evitar a entrada dos aparelhos, há a instalação de telas em volta das áreas de segurança para dificultar o arremesso de materiais por cima do muro. O funcionamento adequado e intermitente de bloqueadores de celulares, de forma a atingir pontos de sombra e áreas que a tecnologia não alcança também está sendo trabalhado, segundo a instituição.

Gravações - Com câmeras de celulares, os presos gravaram toda a movimentação do principio do motim, que ocorreu na manhã de sexta-feira (8), no Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande. Em um dos vídeos divulgado pelo Dourados News, o preso filma e narra o que acontece no pátio da unidade.

A confusão começou após um dos detento que estava no banho de sol, tentar fugir pulando uma grade que fica entre o muro da penitenciária e uma área de acesso proibido. Ao observar a tentativa de fuga, os policiais militares que fazem a segurança no local começaram a atirar e acabaram ferindo quatro presos.

Nos siga no Google Notícias