ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Às vésperas de aulas começarem, Fies ainda é problema

Paula Vitorino | 15/02/2013 08:26
Fila para senha do FIES ainda era grande nessa manhã. (Foto: Luciano Muta)
Fila para senha do FIES ainda era grande nessa manhã. (Foto: Luciano Muta)

Na manhã dessa sexta-feira (15), pais e alunos continuavam enfrentando dificuldades para conseguir fazer o cadastramento no Fies (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) para cursar uma das graduações da Universidade Uniderp/Anhanguera.

O sistema de senhas está funcionando, mas a preocupação agora é que os atendimentos estão sendo agendados só a partir do dia 26 e as aulas começam na próxima segunda-feira (18). A fila, por volta das 8h, era grande, mas a maioria chegou ao local de madrugada ou logo no início do dia para tentar ser atendido ainda hoje, no entanto, saíram com a informação de que terão de voltar no dia 26.

“Segunda já começa a aula e a gente não sabe ainda como vai ficar isso. Ele só faz o curso se conseguir o FIES. Mas vamos ver, acho que tem que ir assistindo a aula até resolver isso”, diz a mãe Eugênia, de 38 anos, que mora em Costa Rica e vai precisar viajar mais uma vez para resolver a questão.

Desde às 6h na fila, Regina, de 40 anos, também recebeu senha para o dia 26 e diz que essa é a terceira vez que tenta atendimento no local. “Das outras vezes diziam que a senha tinha acabado”, diz.

A incerteza sobre o estudo na Universidade é compartilhado pela dona de casa Marinês, de 38 anos, que mora em Sidrolândia e diz que a filha só vai fazer o curso de Engenharia Civil se conseguir o FIES. “É terceira vez que venha e ainda não fui atendida. Vou ter que voltar dia 26 ainda”, diz.

A assessoria de imprensa da Uniderp afirma que não é necessário que os interessados madruguem na fila, porque as senhas são distribuídas ao longo de todo o dia. O procedimento foi adotado após intervenção do Procon. Segundo a Universidade, são cerca de 100 senhas distribuídas por dia.

A justificativa para a demora no agendamento é a de que a demanda é grande e os atendimentos são agendados conforme vai sendo fechado o limite por dia. As senhas estão sendo distribuídas desde o dia 7 e, de acordo com a Universidade, as pessoas que foram primeiro no local conseguiram agendar antes o atendimento, mas a partir de agora só irão conseguir agendamento a partir do dia 26. Já foram feitos cerca de 2 mil atendimentos até o início do mês.

Sobre o início do ano letivo, a Universidade garante que os estudantes que esperam o FIES poderão assistir normalmente as aulas. Isso por que todos os jovens que concorrem ao financiamento precisam já estar matriculados no curso. A assessoria esclarece que o financiamento, após ser aprovado, cobre débitos de meses anteriores.

No dia do atendimento agendado, o aluno deve levar todos os documentos (cópias e originais) listados no portal www.sisfiesportal.mec.gov.br. Dúvidas também devem ser esclarecidas por meio do portal do MEC.

Nos siga no Google Notícias