ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Às vésperas de sair da favela, moradores vivem ansiedade de entrar na casa nova

Aliny Mary Dias | 08/10/2014 12:30
Moradores vão deixar Portelinha e se mudar para nova casa em 29 de outubro (Foto: Marcelo Calazans)
Moradores vão deixar Portelinha e se mudar para nova casa em 29 de outubro (Foto: Marcelo Calazans)

A felicidade está estampada no rosto de quem há tempos não tinha motivos para sorrir. A um dia de assinar o contrato que dará o passaporte do barraco da favela para a casa nova, os moradores da Portelinha, no bairro Morada Verde, vivem a ansiedade e planejam vida nova.

Das cerca de 200 famílias que vivem no local, 73 delas ainda possuem problemas na documentação e não entraram no sorteio das casas. Mas a maioria daqueles que vivem há mais de 5 anos na favela já fez a vistoria na casa nova e amanhã (8) assina o contrato.

Aos 37 anos, Arlete da Silva vive há sete na Portelinha, ela é uma das primeiras moradoras do lugar e precisou recorrer a um barraco de lona e madeira depois que pagar o aluguel se transformou em missão impossível. Mãe de dois filhos e sem emprego fixo, Arlete não vê a hora de receber as chaves da casa nova.

“Eu nem acredito que vamos assinar o contrato, vai ser uma alegria muito grande sair desse lugar onde passamos tantas dificuldades e ir para nossa casa. Vou começar tudo do zero porque a maioria dos móveis não dá para levar, mas só de ter um teto já é uma felicidade imensa”, diz.

Arlete vive há 7 anos no local e vive ansiedade de casa nova (Foto: Marcelo Calazans)
Arlete vive há 7 anos no local e vive ansiedade de casa nova (Foto: Marcelo Calazans)

Outra que esbanja alegria para todos os lados e viu as gargalhadas se tornarem comuns no dia a dia é a dona de casa Keila Branco, 29 anos. Ela vive com o marido, um filho e está grávida do segundo. Há uma semana, ela foi vistoriar a casa nova depois de ter sido sorteada e foi difícil sair do futuro novo lar.

“Eu entrei lá e não quis sair, queria colocar um lençol no chão e dormir lá mesmo. A casa é muito linda e será uma alegria muito grande sair daqui e ir para um lugar que será nosso de verdade”, desabafa.

Além do contrato com a Emha (Agência Municipal de Habitação), os moradores irão assinar contratos com as concessionárias de luz e água. A entrega das chaves está marcada para o dia 29 de outubro quando os moradores poderão, enfim, se mudar para os residenciais Ary Abussafi e Gregório Corrêa. Além dos moradores da Portelinha, também serão beneficiados moradores de favelas dos bairros Montevidéo e da Rua Marquês de Herval.

Aos 23 anos, a jovem Elineida Gomes irá morar pela primeira vez na casa própria e deixará para traz os cinco anos de sofrimento vivendo dentro de um barraco.

Alguns moradores ainda têm pendências na documentação e não foram sorteados (Foto: Marcelo Calazans)
Alguns moradores ainda têm pendências na documentação e não foram sorteados (Foto: Marcelo Calazans)

“Aqui quando chove é melhor ficar para fora de casa porque molha mais lá dentro. Não é fácil, passamos por muitas coisas difíceis, mas agora nos planejamos para a vida nova e torcemos para que todos consigam sair daqui”, diz a jovem.

Casas - As 313 casas foram construídas com recursos do PAC II (Programam de Aceleração do Crescimento) Segredo/Taquari, com investimentos de R$ 27,4 milhões, sendo R$ 18,7 milhão de recursos federais e o restante de contrapartidas do Estado e Município.

As casas possuem medidas padrão de 4,18 m², com sala/cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.
De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura, serão entregues 482 casas no Bairro Moreninha IV e 812 apartamentos, combatendo o déficit habitacional, que em 2010 chegou a 28 mil casas, para famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos.

Nos siga no Google Notícias