ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Assembleia homenageia 104 anos da colônia japonesa no Estado

Nyelder Rodrigues | 18/06/2012 22:39
Além de homenagens, solenidade contou também com apresentação cultural (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Além de homenagens, solenidade contou também com apresentação cultural (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A colônia japonesa do Mato Grosso do Sul foi homenageada nessa segunda-feira (18) durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, com a entrega do troféu Nishikigoi. Ao todo, 18 representantes da colônia foram homenageados.

Parte das comemorações dos 104 anos da imigração japonesa no Brasil e do Dia da Comunidade Japonesa, o evento aconteceu por meio da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB). Mato Grosso do Sul tem hoje a terceira maior colônia japonesa do Brasil, que é parte integrante da história do Estado.

Um dos homenageados foi o empresário Yoshitaka Anzai, japonês natural de Koryama, no Japão, e que há 55 anos vive no Brasil. Para ele, o troféu representa o reconhecimento do Estado para com o povo japonês, que, assim como ele, escolheu o Estado para viver.

Para o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Bernardo Tibana, a solenidade representa a oportunidade de homenagear os antepassados da comunidade japonesa, que se incorporaram à vida dos brasileiros, suas culturas e costumes.

O trabalho desenvolvido no Estado fez com que a Assembleia Legislativa aprovasse a lei estadual 1.939, de 8 de julho de 1999, e instituísse o dia 18 de junho como o ‘Dia da Comunidade Japonesa’, reconhecendo publicamente o trabalho e a importância da Colônia Japonesa no desenvolvimento do Estado e do país.

Nos siga no Google Notícias