ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Assembleia reúne 300 médicos para votar fim da greve na Capital

Ricardo Campos Jr. e Alan Diógenes | 11/05/2015 19:29
Médicos estão em greve desde semana passada (Foto: Marcos Ermínio)
Médicos estão em greve desde semana passada (Foto: Marcos Ermínio)

Cerca de 300 médicos estão reunidos na sede do sindicato da categoria para votar o fim da greve que atinge a rede municipal de saúde. A prefeitura sinalizou que vai remanejar recursos, provavelmente com corte de comissionados, para retomar o pagamento das gratificações interrompidas por conta da crise financeira que afeta a cidade.

Valdir Shigueiro Siroma, presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), explica que os profissionais irão decidir se a medida é suficiente para a retomada dos trabalhos. A interrupção nos adicionais foi o estopim para a paralisação.

O MPE (Ministério Público Estadual) considerou a greve legal. A greve começou na quarta-feira. Conforme Siroma, se a categoria votar pela aceitação da proposta do município, os profissionais podem retomar as atividades já nesta terça-feira.

Custos - O retorno do pagamento do benefício, que custa de R$ 900 mil a R$ 1,2 milhão por mês à Sesau, foi definido em reunião com o MPT (Ministério Público do Trabalho), MPE (Ministério Público Estadual), prefeitura e SindMed/MS (Sindicato dos Médicos), realizada na última sexta-feira.

De acordo com o titular da Sesau, Jamal Salém, a volta das gratificações - que junto com a falta de reajuste foi estopim para greve deflagrada no último dia 6 – seria possível mediante cortes em cargos comissionados e contratados. “Vou ter reunião com o pessoal do RH e financeiro para ver de onde vai tirar. Tira de uma fonte e coloca na outra. Não é dinheiro novo”, afirma.

O acordo de sexta-feira também resultou no aumento do efetivo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e postos de saúde 24 horas, que atendem urgência e emergência. A escala de médicos trabalhando aumentou de 30% para 50%.

“Foi uma conquista para todos os lados. Acredito que a assembleia vai aprovar a proposta e amanhã a greve acaba de vez”, diz o secretário.

Nos siga no Google Notícias