ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Associação vai à Câmara terça falar sobre mais uma crise na Santa Casa

Ângela Kempfer | 03/04/2011 20:43

A Câmara Municipal resolveu abrir espaço na próxima terça-feira à ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) para discussão sobre a rotina de caos no atendimento feito pela Santa Casa.

O pedido foi apresentado pelo vereador Athayde Nery (PPS), que novamente defende a proposta da criação de uma CPI sobre o que leva o hospital às situações tão críticas, com fechamento de leitos e falta de materiais básicos.

Na semana passada, houve reunião entre vereadores, diretoria do hospital e o prefeito Nelsinho Trad, mas os membros da Associação foram impedidos de participar.

Na sexta, a entidade teve audiência com os vereadores, na Câmara. Participaram Wilson Telesco, presidente da ABCG e membros da Associação, como Carmelino Rezende, Normann Kallmus, Joelson Chaves de Brito e Percio Ailton Tozzi.

Na oportunidade, a Associação voltou a criticar a junta interventora, mesmo tom que deve adotar na sessão de terça-feira.

A Câmara também prevê mais uma audiência pública sobre o tema, que anualmente é debatido, sem soluções.

Acordo que determinou que a administração da Santa Casa continuasse com a justa interventora, no ano passado, prevê que a ABCG, que administrou o hospital até 2004, volta à gerência em 2013.

O governo estadual defende que o hospital beneficente vire fundação, para ter maior facilidade de conseguir recursos.

Já o prefeito Nelsinho Trad anunciou que a curto prazo serão adquiridos mais seis leitos no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) adulto, além de equipamentos para os 11 leitos que foram inaugurados há um ano.

A médio prazo, a expectativa é aumentar em 10 leitos completamente equipados para unidade coronariana da Santa Casa. Segundo o prefeito, o governo do Estado por meio da secretária de Saúde, Beatriz Dobashi já se comprometeu em ajudar nessa demanda.

Com última meta para desafogar a Santa Casa da Capital, Nelsinho aponta que terá de ser a ativação do Hospital do Trauma, que já está em obras e será concluído no final de 2012.

Nos siga no Google Notícias