ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Atraso em repasse faz funcionárias de creche paralisarem atividades

Flávia Lima | 19/03/2015 11:20
Funcionárias permaneceram em frente à creche para avisar aos pais sobre a paralisação. (Foto:Marcelo Calazans)
Funcionárias permaneceram em frente à creche para avisar aos pais sobre a paralisação. (Foto:Marcelo Calazans)
Maria Helena apoia protesto mesmo sem ter com quem deixar a pequena Isabela
Maria Helena apoia protesto mesmo sem ter com quem deixar a pequena Isabela

O atraso no repasse anual de R$ 200 mil pela prefeitura de Campo Grande, levou os 14 professores e funcionários da creche Lar do Menino, Jesus, mantido pelo Instituto Jesus Adolescente a cruzarem os braços na manhã desta quinta-feira (19). A entidade fica na Vila Marli e atende 71 crianças com idade entre 6 meses e três anos, que tiveram acabaram voltando para casa.

De acordo com a presidente da Sealba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Maria Joana Barreto Pereira, a verba é destinada apenas para cobrir a folha de pagamento, e com o atraso na liberação, o instituto mantenedor não dispõe de recursos para efetuar o pagamento dos salários.

Ela explica que pelo fato de a verba ser dividida em nove parcelas, a entidade mantenedora precisa promover ações beneficentes para garantir o 13º salário e as férias de janeiro dos funcionários. “Qualquer imprevisto fica impossível cobrir, já que os mantenedores arcam com grande parte dos gastos com recursos próprios”, explica. A primeira parcela deveria ter sido paga em fevereiro.

Segundo a diretora da creche, que preferiu não se identificar, as demais despesas somam R$ 50 mil anuais, que são supridos com almoços e atividades promovidas para arrecadar fundos. Parte da alimentação oferecida às crianças também é bancada pela prefeitura, através do setor de merenda escolar, no entanto os pais estão contribuindo levando frutas e carne, já que nem sempre o arrecadado com as ações beneficentes é suficiente.

A diretora afirmou que a prestação de contas da entidade é feita com rigor. A secretária de Educação do município, Angela Maria de Brito informou à diretoria do Instituto que o convênio já está assinado, mas devido aos trâmites burocráticos, a liberação deve ocorrer apenas dia 5 de abril.

“Esperamos a sensibilidade do poder público em realmente cumprir com essa data porque até lá as funcionárias, que incluem recreadoras, cozinheiras e serviços gerais, ficarão sem pagamento”, diz a presidente da Sealba.
Ela revela que das 40 entidades que tem funcionários representados pelo sindicato, a Associação Clube de Mães Unidos Venceremos, que mantém a creche João Paulo 2º e o Recanto São João Bosco, também passam dificuldades de vido ao atraso nos repasses, no entanto as atividades não foram paralisadas.

Apoio - Mesmo correndo o risco de perder a oportunidade de um novo emprego, a dona-de-casa Maria Helena Fonseca não critica a paralisação. A filha Isabela, de 1 ano, é atendido na creche desde os seis meses e ela afirma que nunca pensou em tirá-lo do lugar. “Aqui as crianças tem um atendimento especial. Todas são muito dedicadas, temos que ficar do lado delas porque já conhecemos a seriedade do trabalho. Abri mão de uma entrevista de trabalho para ficar aqui hoje, mas é por uma boa causa”, diz.

A funcionária pública Lucimar da Cruz também decidiu faltar do trabalho esta semana para ficar com a neta Isabela, de 1 ano. Ela considera a reivindicação justa, mesmo com a confirmação do repasse no próximo mês. “Ninguém consegue ficar sem pagamento. Todo mundo tem compromisso por isso é importante ficar aqui apoiando", acredita. dona

Nos siga no Google Notícias