ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Atuação de guardas municipais no trânsito divide opiniões de condutores

Alan Diógenes | 01/02/2015 09:54
População questiona atuação de guardas no trânsito e alguns dizem que eles se excedem nas autuações. (Foto: Marcelo Calazans)
População questiona atuação de guardas no trânsito e alguns dizem que eles se excedem nas autuações. (Foto: Marcelo Calazans)
Guarda disse que número de infrações é grande no Centro da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)
Guarda disse que número de infrações é grande no Centro da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)

O fato de guardas municipais também estarem fiscalizando o trânsito de Campo Grande está dividindo opiniões entre a população. De um lado estão os que acreditam que a ação vai ajudar a coibir as infrações de trânsito e acidentes, e do outro estão os que acham que os servidores acumularam funções e se excedem nas autuações.

O eletricista Juciê da silva Moura, 32 anos, por exemplo, disse que o objetivo da prefeitura com a novidade na Guarda Municipal é arrecadar mais impostos. “A única e verdadeira intenção da prefeitura é arrecadar dinheiro. Acho que eles estão mudando o foco do trabalho da Guarda, que é o de cuidar da população”, comentou.

Para o eletricista, existem vários outros problemas no trânsito da Capital que deveriam ser resolvidos em primeiro lugar. “Para começar a reforçar a fiscalização eles deveriam primeiro resolver os principais problemas do trânsito. Por exemplo, não existe estacionamentos na cidade e nem rampas de acesso para cadeirantes e idosos, isso é uma absurdo” explicou Juciê.

O moto-entregador Edno Moreira, 47, afirmou que houve uma troca de responsabilidade entre os órgãos municipais. Segundo ele, o papel que antes era desenvolvido pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) está sendo desenvolvido pelos guardas municipais. “De princípio era para eles ajudarem os agentes de trânsito e não tomar o lugar deles. Por que hoje é difícil você encontrar os amarelinhos nas ruas, a gente só encontra os veículos da Agetran”, destacou.

Já a recreadora Maria Aparecida, 46, falou que a mudança veio para melhor. “Acho que veio pra somar. Eu sempre vejo eles passando pelos bairros. É muito bom para tirar gente não habilitada e veículos irregulares do trânsito”, informou.

 Conforme o guarda municipal Anderson Militão, 27, as críticas acontecem por que a população não estava acostumada com a fiscalização mais intensa. “A gente percebeu uma mudança no comportamento dos condutores a partir de dezembro, quando começamos a atuar. Eles estão mais cautelosos, por que sabem que também podemos multar”, apontou.

O guarda explicou o por que de as fiscalizações acontecerem em sua grande maioria na região central da cidade. “Por causa do grande fluxo de veículos no Centro e pela questão de ainda não estarmos armados. Por exemplo, nos bairros encontramos muitas motocicletas roubadas ou furtadas, não podemos perseguir os meliantes por que eles podem estar armados e atirar em um de nós. É mais por questões da nossa segurança mesmo", justificou.

Anderson citou quais são as principais infrações de trânsito cometidas pela população. “Condutores sem usar o cinto de segurança, usando celular, furando sinal vermelho, parando em fila dupla, motociclista com viseira levantada ou usando chinelo, crianças pequenas sendo carregadas em motos e ultrapassagem indevida são as principais ocorrências. Nós anotamos a placa, horário e local dos fatos, registramos no sistema e em 15 dias o condutor recebe a autuação em casa. Depois ele tem mais 30 dias para recorrer”, finalizou.

Nos próximos meses 200 guardas municipais passarão a ter armamento. Antes disso, eles fazem curso de qualificação no Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) da Polícia Militar para ter o porte de arma. Ao todo, 82 guardas já estão atuando na fiscalização de trânsito na Capital.

Ao todo, 82 guardas atuam na fiscalização de trânsito na Capital. (Foto: Marcelo Calazans)
Ao todo, 82 guardas atuam na fiscalização de trânsito na Capital. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias