ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Audiência abre processo para contratar gestor do Aquário do Pantanal

Aline dos Santos | 23/09/2014 11:31
Vencedora de licitação vai fazer gestão do Aquário do Pantanal. (Foto: Marcelo Calazans)
Vencedora de licitação vai fazer gestão do Aquário do Pantanal. (Foto: Marcelo Calazans)

O governo do Estado fará audiência pública no próximo dia 29 de setembro para apresentar detalhes da concessão à iniciativa privada do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal. Com previsão de terminar em dezembro, a obra é executada nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

De acordo com o edital de convocação, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, a audiência será para apresentação dos documentos e “demais informações a respeito da concessão para operação e exploração da galeria de aquários, centro de negócios e o centro de conhecimento e divulgação científica da biodiversidade”.

A audiência será às 14h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. A convocação foi publicada pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente).

Em entrevista ao Campo Grande News no início de setembro, o titular da Semac, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, informou que serão exigidos experiência no ramo e capacidade financeira da empresa. A vencedora vai assumir a gestão e cobrar ingresso para visita ao Aquário do Pantanal. O prazo de concessão poderá ser de até 25 anos.

O governo também vai exigir participação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do sul) e Embrapa Pantanal. Outra condição é que tenha dias de visitas gratuitas para alunos de escolas públicas.

A obra física e equipamentos vão custar R$ 155 milhões. Com área de 18.635,90 metros quadrados, o local terá museu interativo e base de estudo da biodiversidade. Em formato de elipse, o Aquário do Pantanal foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake

A obra congrega tecnologia de diversos países. A estrutura metálica veio da Espanha; o forro e a cobertura de Portugal e a filtragem terá consultoria dos responsáveis pelo Aquário de Valência (Espanha). A construção teve início em 2011.

Nos siga no Google Notícias