ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Audiência discute banco de cordão umbilical, dois anos após morte de bebê

Natalia Yahn | 19/03/2016 16:26
Timóteo morreu no dia 21 de abril de 2014, quando tinha apenas três meses de vida, e se tornou símbolo da criação de um Banco de Cordão Umbilical Público em Campo Grande. (Foto: Reprodução / Facebook)
Timóteo morreu no dia 21 de abril de 2014, quando tinha apenas três meses de vida, e se tornou símbolo da criação de um Banco de Cordão Umbilical Público em Campo Grande. (Foto: Reprodução / Facebook)

Após quase dois anos da morte do bebê Timóteo Aydos, que tinha uma doença rara e precisava de transplante de medula, a implantação do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Estado de Mato Grosso do Sul volta a ser discutida.

A convocação da Defensoria Pública do Estado foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) dessa sexta-feira (18). Toda a população foi convidada para a audiência, no dia 5 de abril, das 13h30 às 17 horas.

Entre os assuntos a serem discutidos está o planejamento – local, verbas, profissionais, equipamentos – e ainda questões financeiras para a implantação do banco na Capital. O assunto será discutido entre profissionais, especialistas e gestores públicos na tentativa de elaborar encaminhamentos que ajude a viabilizar o projeto.

Pela segunda vez o assunto é tema de uma audiência pública marcada para o dia 5 de abril, em Campo Grande, a reunião aconteceu no dia 23 de setembro de 2015. Na época o Campo Grande News mostrou que a Capital foi escolhida em 2013, pelo Governo Federal, para sediar um banco público de sangue do cordão umbilical. Porém, as tratativas para a implantação do serviço ainda não começaram e o projeto segue no papel.

O oncologista Marcelo dos Santos Souza, que atua nos hospitais Regional e Universitário, explicou que a União repassa R$ 3,5 mil por cordão armazenado. O material é colocado dentro de um recipiente com nitrogênio líquido onde cabem cinco mil amostras. A manutenção dos materiais envolve apenas a reposição do nitrogênio que os mantém na temperatura ideal.

Segundo ele, o espaço também poderia ser utilizado para transplante de medula óssea, que atualmente ainda não é realizado em Mato Grosso do Sul. “É totalmente viável e necessário. Estamos deixando de tratar muitos pacientes que poderiam ter a chance de cura e hoje não chegam ao tratamento porque não têm tempo viável para serem encaminhados para fora (do Estado)”.

O defensor público Nilton Marcelo de Camargo, responsável pela audiência pública explicou que o estado conta somente com um banco particular, onde o material pode ser usado somente pela pessoa que pagou para armazená-lo. Caso o projeto saia do papel, o sangue entraria para um cadastro nacional e poderia ajudar pessoas em outros estados, assim como as pessoas de Mato Grosso do Sul seriam beneficiadas da mesma forma.

Mobilização – A instalação do banco de cordão umbilical ganhou força em 2014, com a morte do bebê Timóteo Aydos, com apenas três meses. Com uma doença rara, HLH – que tem como característica a agressão da defesa do organismo contra o próprio corpo – o garotinho mobilizou muitos campo-grandenses, que se cadastraram para serem doadores de medula.

Mas o doador foi encontrado tarde demais, somente dias após a morte do menino. E na época o número de pessoas compatíveis com Timóteo impressionou até mesmo o Hemosul, seis pessoas que poderiam ter doado medula para ele foram encontradas.

A campanha em busca de uma medula compatível a de Timóteo começou quando o bebê ainda tinha um mês de vida. Foi organizada pela família e membros da igreja frequentada pelos pais do bebê – Diego Recena e Ana Paula Aydos –, mas mobilizou também pessoas de várias partes do Brasil.

O impacto foi tamanho que em poucos dias de campanha, os bancos de sangue de Campo Grande somaram o montante de doações de sangue conseguidas em um mês. O aumento na Capital foi de 200%.

A criação de um centro especializado aumentaria as chances de encontrar um doador compatível para quem depende do tratamento. O banco de Cordão Umbilical Público também é considerado vital, já que armazena tecidos sanguíneos contidos no cordão de um recém-nascido, que contêm as células-tronco capazes de criar os principais componentes do sangue humano, medula óssea e do sistema imunológico.

A audiência pública para discutir a criação do banco de cordão umbilical será realizada na Escola Superior da Defensoria Pública, na Rua Rui Pires Barbosa, n° 1519, no Bairro Chácara Cachoeira.

Nos siga no Google Notícias