ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Audiência no MPE discute hoje enfrentamento ao zika e microcefalia

Aline dos Santos | 14/12/2015 10:36

O combate ao mosquito Aedes Aegypti e sua mais nova preocupação, caso de de microcefalia associado ao zika vírus, serão discutidos em audiência pública do MPE (Ministério Público Estadual) nesta segunda-feira.

Com o tema “Ações de prevenção/controle vetorial no combate ao mosquito Aedes Aegypti, e Plano de Contingência para enfrentamento da microcefalia associada à incidência do zika vírus”, a discussão vai subsidiar um inquérito civil.

De acordo com a promotora Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, o debate é de fundamental relevância, considerando a situação de Emergência em Saúde Pública declarada pelo Ministério da Saúde em virtude da alteração do padrão de ocorrência de microcefalia no Brasil, principalmente, na região Nordeste.

Serão discutidas medidas prioritárias de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

“O Ministério da Saúde recomenda a mobilização nacional no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika vírus e chikungunya, de modo que o enfrentamento da problemática no âmbito local reclama a atuação conjunta da Gestão de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Campo Grande, bem como de toda a sociedade, visando promover ações de prevenção e controle de vetor”, afirma a promotora.

Os sintomas da doença incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Até a semana passada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) investigava 75 casos suspeitos de zika vírus em Campo Grande.

A audiência será realizada às 14h de hoje no auditório do edifício-sede das Promotorias de Justiça da Capital, localizado na Rua da Paz, 134.

Nos siga no Google Notícias