ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Aulas de dança levam disciplina e elevam autoestima de detentas

Flávia Lima | 10/12/2015 13:29
Grupo recebeu certificado e podem até atuar profissionalmente. (Foto:Divulgação)
Grupo recebeu certificado e podem até atuar profissionalmente. (Foto:Divulgação)

Disciplina e reflexão. Esses foram os principais elementos que contribuíram com a transformação de vida de pelo menos 12 custodiadas que participaram, entre maio novembro, das aulas de jazz oferecidas no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, na Capital.

Para a detenta Alexsandra Meira, 33, os meses serviram para refletir sobre suas escolhas e as perdas decorrentes da vida no crime. Junto com outras 11 reeducandas, Alexsandra recebeu o certificado de participação no curso realizado através de parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Presa há pouco mais de dois anos Estabelecimento Penal, por tráfico de entorpecentes, a custodiada garante que a disciplina exigida na atividade contribuiu não só para sua autoestima, como também a enxergar novas perspectivas.

“A dança me trouxe paz, tranquilidade, me fez refletir que a vida pode ser melhor do que eu já vivi, e que eu posso entrar para a sociedade como uma pessoa melhor, sair da vida no crime”, garantiu, revelando que pretende continuar com as aulas e também inserir a filha de quatro anos no mundo da dança.

De acordo com a diretora do presídio, Mari Jane Boleti Carrilho, a iniciativa tem como objetivo estimular a melhoria na autoestima das detentas e, até mesmo, capacitá-las para atuarem profissionalmente como dançarinas. Esse foi o terceiro ano em que a ação é desenvolvida na unidade prisional.

O diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ressaltou que a Agepen busca a possibilidade, junto a Fundac, de proporcionar também a capacitação para formação de um coral pelas detentas do Estabelecimento Penal, com possibilidade de apresentações fora do presídio, como já ocorre com as custodiadas de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias