ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Aumento de oferta de procedimentos contribuí para redução da demanda reprimida

Michel Faustino | 28/07/2015 14:51
Aumento de oferta contribui para a redução das longas esperas por exames. (Foto: Divulgação/PMCG)
Aumento de oferta contribui para a redução das longas esperas por exames. (Foto: Divulgação/PMCG)

Entre março de 2014 e janeiro deste ano houve aumento de quase 400% no número de ofertas por exames e procedimentos realizados na rede pública de saúde de Campo Grande. Os números considerados extremamente positivos refletem significativamente na espera por um exame ou procedimento pelo SUS.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde, Ana Paula Rezende, exames como a mamografia bilateral, que em 2014 estava com fila de quase 900 mulheres esperando, foi zerada ainda no primeiro semestre do mesmo ano.

“Isso foi possível pois a Prefeitura implantou novos aparelhos, remanejou e readequou os antigos que necessitavam de manutenção, ampliando de 700 para 2,7 mil ofertas pelo exame”, explicou a diretora.

De 3.698 procedimentos ofertados aumentou para 14.440 em janeiro de 2015. Esse aumento reflete na redução da demanda reprimida que, em 2014, representava quase 14 mil pessoas à espera por um exame ou procedimento pelo SUS de Campo Grande.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, além da ampliação de vagas, novas ofertas foram inseridas na rede pública de saúde, a exemplo do audiometria adulto; ecocardiograma fetal, pediátrico e adulto; eletrocardiograma e eletroencefalograma e ainda holter 24 horas, entre outros.

As ofertas também foram ampliadas nas consultas especializadas de 32 mil para 36 mil. Já exames de raio-x pela rede representa aumento de sete mil para 11.186 vagas ofertadas. Os números nas unidades especializadas de reabilitação e diagnóstico também são representativos, com aumento de 863 para 2.235 atendimentos.

No Cedip (Centro de Doenças Infecto-Parasitárias) o número de atendimentos de março a dezembro de 2014 foi de 6.612, quase 2,5 mil a mais do que foi realizado nos anos anteriores.

Nos siga no Google Notícias