ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Autor lamenta derrubada da Lei da Cantina Saudável e critica ‘interesses’

Vinicius Squinelo | 18/09/2013 20:18

O ex-vereador Cristóvão Silveira, autor da Lei da Cantina Saudável em Campo Grande, lamentou a decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que acatou liminar e derrubou a legislação hoje (18). Ele ainda criticou os “fortes interesses comerciais” envolvidos na questão.

Em vigor desde 2011 em Campo Grande, a Lei da Cantina Saudável, que proíbe a venda de guloseimas nas escolas públicas e privadas, foi derrubada pelo TJMS. A liminar, solicitada em Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), foi concedida pelo Órgão Especial e a decisão, publicada hoje no Diário da Justiça.

“Vejo com tristeza essa decisão, já que a cantina saudável é uma tendência em todo o País”, afirmou Silveira, lembrando que a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou por unanimidade, no dia 21 de agosto, projeto similar ao em vigor na Capital, que proíbe a venda em escolas públicas e privadas de bebidas com baixo valor nutricional, como o refrigerante, e de alimentos com alto teor de gordura e sódio, como os salgados.

O ex-vereador ainda disparou contra as entidades que contestaram a Lei, vista por ele como essencial para a saúde do campo-grandense. “Está existindo um jogo de interesse comercial pesado, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias), o Sérgio Longen foi quem mais brigou contra a Lei, já que é dono da Semalo (indústria que fabrica o salgadinho Jumbitos)”, comentou.

Segundo Silveira, quando propôs a Lei da Cantina Saudável, Longen chegou a enviar ofício à Câmara Municipal, lido em tribuna, afirmando que caso a proposta fosse aprovada, a Fiems não dialogaria mais com a Casa.

“A Fecomércio e os comerciantes estão vendo só o interesse financeiro, e não pensando na saúde das crianças”, emendou Silveira.

Educação Ainda segundo o ex-parlamentar, a Lei pretende formar campo-grandenses mais conscientes, que se tornam adultos mais saudáveis, o que diminuiu, inclusive, a lotação nos postos de saúde da cidade.

Silveira ainda lembrou que as cantinas em escolas são cedidas, e não são empresas formalizadas. “Quem quiser vender esses produtos todos, como frituras, pode continuar vendendo em qualquer lugar, só nas escolas que não, já que ali é local de educação e não de esculhambação”.

Ele ainda afirmou que mesmo não estando mais na Câmara Municipal, vai conversar com um advogado para tentar contestar a decisão judicial, que ainda só julgou a liminar, e não o mérito da questão.

Decisão - Para o TJ, vários pontos convergem para a inconstitucionalidade da legislação. Como o fato de a lei reordenar as atividades dos órgãos de vigilância sanitária do município. Neste caso, conforme a Justiça, não deveria ter sido feita por vereador, mas somente pelo prefeito.

Para o tribunal, o debate sobre a alimentação nas escolas é de grande relevância. No entanto, justifica que os alimentos têm venda liberada fora do ambiente escolar.

Segundo o advogado Gustavo Passarelli, com a publicação do acórdão a lei tem suspensão imediata. Ou seja, quem comercializar os itens vetados não é mais passível de punição.

Em junho, também a pedido da Fecomércio, o Tribunal de Justiça suspendeu a lei estadual da Cantina Saudável.

Nos siga no Google Notícias