ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Autora de ação, Defensoria pede que Justiça mantenha lixão fechado

Aline dos Santos | 03/03/2016 10:30
Rodovia foi fechada ontem em protesto de catadores. (Foto: Fernando Antunes)
Rodovia foi fechada ontem em protesto de catadores. (Foto: Fernando Antunes)

A Defensoria Pública também é contra o pedido da prefeitura de Campo Grande para que o fechamento do lixão seja prorrogado por 30 dias. A solicitação foi feita à Justiça na última segunda-feira (dia 29), um dia depois de a área de transição ser fechada. O local, onde o lixo é descartado para que os catadores autônomos façam a coleta, foi reaberto em dezembro de 2012 a pedido da Defensoria.

Agora, passados quatros anos e com a UTR (Usina de Tratamento de Resíduos) pronta, o defensor Amarildo Cabral aponta que o local é insalubre e traz danos à saúde, por meio de contaminação do solo, poluição do ar, mau cheio, presença de insetos transmissores de doença. Além da morte de uma criança em 2011.

O MPE (Ministério Público do Estado) também é contra a terceira prorrogação para fechar o lixão. O local foi fechado no último dia 28. Ontem, catadores bloquearam a BR-262, em frente ao bairro Dom Antônio Barbosa, em protesto. Eles alegam que a usina, atualmente com 88 pessoas, não comporta as mais de 700 pessoas que têm o lixo como fonte de renda.

O consórcio CG Solurb, que obteve na Justiça a ordem para fechar a área de transição do lixão, informa que a UTR pode receber os autônomos, desde que se organizem em cooperativas. Ontem à tarde, a coleta do lixo chegou a ser suspensa devido ao protesto.

Nos siga no Google Notícias