ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ayache coordena painel sobre gestão dos planos de saúde no país

Ricardo Campos Jr. | 15/04/2015 13:45
Ayache durante seminário em Brasília (Fotos: divulgação / Cassems)
Ayache durante seminário em Brasília (Fotos: divulgação / Cassems)

Painel coordenado por Ricardo Ayache, presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), expôs a necessidade de rever os modelos de gestão dos planos de saúde brasileiros para que não haja ruína do sistema suplementar.

O evento foi um dos debates feitos em Brasília, nesta terça-feira (14), durante a sexta edição do Seminário Unidas – Economia, Saúde e Gestão. A instituição organizadora, segundo a assessoria da Cassems, congrega entidades de autogestão do país. O principal tema envolvido no encontro foi a situação dos convênios.

A lei prevê que os planos atuem como sistema complementar em relação à rede pública, mas o que ocorre atualmente é uma ação substitutiva em relação ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentro do painel foram debatidos o envelhecimento populacional, a profissionalização da gestão e as inovações tecnológicas que levam ao aumento dos custos assistenciais. Segundo a assessoria da Cassems, entre as soluções apontadas está a mudança do modelo curativo para um preventivo, além de buscar melhorias na qualidade assistencial aos clientes dos convênios.

Também entrou em pauta a profissionalização constante da gestão, passando por um processo de diálogo com todos os profissionais de saúde e prestadores de serviço.

Para Ayache, conforme a assessoria da Cassems, as mudanças também devem envolver a conscientização dos usuários sobre a responsabilidade no equilíbrio financeiro do plano, dada a limitação de recursos.

Nos siga no Google Notícias