ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Azambuja lamenta morte de Manoel de Barros, “o poeta com alma pantaneira”

Michel Faustino | 13/11/2014 12:02
Governador eleito lamentou a morte de Manoel de Barros. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Governador eleito lamentou a morte de Manoel de Barros. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O governador eleito, deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) se pronunciou por meio de comunicado oficial lamentando a morte do poeta Manoel de Barros, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. O poeta estava internado desde o dia 24 de outubro no Proncor e faleceu na manhã de hoje (13), aos 97 anos. O aniversário de 98 seria comemorado no dia 19 dezembro.

Na nota, Azambuja faz um pequeno resgate da trajetória do poeta e ressalta que “Manoel de Barros soube representar com maestria a alma do sul-mato-grossense, em especial, do pantaneiro. Suas palavras encantaram gerações, divulgaram nossos costumes, nossa gente, nossa terra. Manoel de Barros deixa saudades e uma coletânea de obras premiadas que sempre será para nós motivo de orgulho”.

Manoel de Barros - O poeta, nascido em Cuiabá, se tornou referência no gênero poesia e teve 34 obras publicadas sendo a primeira em 1937 e a mais recente no ano passado. No exterior, teve três obras traduzidas em Portugal, França e Espanha. A história do escritor começou com “Poemas Concebidos Sem Pecado".

Ao todo, ele recebeu 13 prêmios, incluindo dois Jabuti de Literatura (1989/2002), além da Academia Brasileira de Letras, em 2000.

Nos siga no Google Notícias