ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Bairro criado em 1921 para abrigar militares na Capital chega aos 94 anos

Liana Feitosa | 01/12/2015 11:55
Aos 60 anos, Adil Barbosa, o Xyrú, conta que nasceu no coração do bairro, na rua Terenos. (Foto: Marcos Ermínio)
Aos 60 anos, Adil Barbosa, o Xyrú, conta que nasceu no coração do bairro, na rua Terenos. (Foto: Marcos Ermínio)

Quando Adil Barbosa de Souza era menino, o campo de terra usado por ele e amigos para jogar bola ficava em um trecho da avenida Afonso Pena que ainda não era asfaltado. Hoje, o homem, conhecido como Xyrú, tem 60 anos e muitas histórias para contar sobre a região que sempre foi a casa dele: o bairro Amambaí, o primeiro de Campo Grande e que, hoje (1), completa 94 anos de história.

"Na Afonso Pena, até o trilho tinha asfalto, pra cima dele, era terra. No ponto em que a avenida cruza com a Ernesto Geisel existia uma ponte de madeira, onde fica o Horto Florestal, tinha o poção, um lugar onde a gente gostava muito de tomar banho", conta Xyrú, que passa seus dias em um pequeno comércio, uma garapeira, na Rua dos Barbosas, no mesmo bairro onde nasceu e cresceu, o Amambaí.

Projeto - A região é alvo de audiência pública que discutirá amanhã (2) a implantação de um Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável no auditório do Senac, às 18h. Encabeçado pela vereadora Luíza Ribeiro (PPS), o projeto quer valorizar a região.

"Temos 70% da rede hoteleira da cidade neste bairro, a sede de importantes federações como a Fiems (Federação das Indústrias de MS) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de MS), monumentos e patrimônios tombados como a Morada dos Baís, a escola Maria Constança Barros Machado, a Associação Okinawa, diversas igrejas e sedes de igrejas", detalha a vereadora.

Ao ir embora de Aquidauana para a Capital do Estado, Yolanda se instalou com a família no Amambaí e, 52 anos depois, continua no bairro. (Foto: Marcos Ermínio)
Ao ir embora de Aquidauana para a Capital do Estado, Yolanda se instalou com a família no Amambaí e, 52 anos depois, continua no bairro. (Foto: Marcos Ermínio)

Objetivo - O bairro foi criado para se tornar morada oficial de militares e, claro, abrigar unidades oficiais do Exército e da Aeronáutica. Surgiu após plano da Companhia de Estrada de Ferro Noroeste do Brasil que estabeleceu um centro onde se localizam casas comerciais, sede de alguns órgãos públicos na cidade e o bairro ferroviário, que abrigou conjunto de serviços e residências dos trabalhadores da estrada de ferro.

"É por isso que esse bairro abriga um conjunto muito forte de valores que precisam ser pensados para o presente e o futuro", completa Luíza.

Num espaço de tempo que compreende o passado, mas se estende até os dias atuais, Xyrú compartilha recordações da região. Ele nasceu na rua Terenos, que hoje começa na avenida Bandeirantes e termina na Praça das Araras. Morou ali durante 45 anos e sonha com o dia em que ganhará na loteria para poder comprar de volta a casa e ali morrer.

A região é o lar de Maria de Fátima há 30 anos. (Foto: Marcos Ermínio)
A região é o lar de Maria de Fátima há 30 anos. (Foto: Marcos Ermínio)

Carinho - Ao longo da vida, fez de tudo um pouco, inclusive foi jogador de futebol profissional por 10 anos em times como Operário e Ponte Preta. Depois disso, foi para a construção civil. O último edifício que construiu também fica no bairro Amambaí, ao lado de onde funciona sua garapeira.

O mesmo amor pela região nutrido por Xyrú é possível encontrar na costureira Yolanda Pereira Espíndola, que há 52 anos mora no Amambaí. Ao mudar de Aquidauana para a Capital do Estado, se instalou ali e nunca mais saiu. No local, criou os três filhos e viu toda a família crescer.

"Adoro aqui. Meu filho, que é casado, mora aqui, minha irmã também. Os vizinhos conhecem a gente e um cuida do outro, é uma delícia", considera Yolanda.

A região também é, há 30 anos, o lar de Maria de Fátima, de 54. "Moramos aqui desde 1984. Aqui criei meus filhos, hoje casados. O bairro é muito acolhedor, tranquilo, perto do Centro. Vou à pé para o Centro. É um privilégio morar aqui", finaliza.

Nos siga no Google Notícias