ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Base Aérea promove treinamento contra incêndios florestais

Elverson Cardozo e Francisco Júnior | 02/03/2012 21:41
No total, 46 militares participaram do treinamento. (Foto: Francisco Júnior)
No total, 46 militares participaram do treinamento. (Foto: Francisco Júnior)

Militares de todo o Brasil participaram nesta sexta-feira (2) de um treinamento contra incêndios florestais, realizado pelo primeiro grupo de transporte de tropas da Base Aérea de Campo Grande. A simulação - que acontece a cada 6 meses - foi feita em uma propriedade rural na saída para Terenos, a 13 quilômetros da Capital, e durou cerca de duas horas.

No total, 46 militares participaram do treinamento, que está sendo realizado desde o dia 29 de fevereiro. O objetivo é reciclar a tropa e capacitar novos pilotos e militares.

Para a ação, os militares utilizaram um equipamento americano que tem cinco tanques e capacidade para 11 mil litros de água. Uma árvore sinalizou a área em que um incêndio ocorria.

A bordo de uma aeronave “Hércules C130”, uma equipe sobrevoou, a cerca de 50 metros do chão, a localidade que serviu como ponto de simulação. Eles jogaram água no pasto, mas não diretamente no foco de incêndio.

A idéia é fazer com que as chamas não se alastrem e equipes que ficam em solo possam dar continuidade ao combate. Dentro da aeronave fica um militar responsável para acionar o equipamento, de acordo com as coordenadas do piloto.

Equipamento vem acompanhado de um compressor e duas piscinas com capacidade para 22 mil litros. (Foto: Francisco Júnior)
Equipamento vem acompanhado de um compressor e duas piscinas com capacidade para 22 mil litros. (Foto: Francisco Júnior)

O sistema de vazão do equipamento - que vem acompanhado de um compressor e duas piscinas com capacidade para 22 mil litros - é tão forte que em 10 segundos os 11 mil litros de água são liberados.

Segundo o tenente coronel Marco Antônio Parreira, Mato Grosso do Sul é ideal para esse tipo de ação, isto porque é possível fazer simulações em dois tipos de terreno característico do Estado, o montanhoso e o plano.

A última vez que a Base Aérea precisou utilizar a aeronave “Hércules C130” foi em setembro do ano passado, em Brasília (DF). Na época, vários focos de incêndios foram registrados na localidade.

Nos siga no Google Notícias