ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Base nas Moreninhas terá efetivo de 126 guardas para atender 82 bairros

Renan Nucci e Kleber Clajus | 27/08/2014 11:42
Prefeito Gilmar Olarte e outras autoridades durante inauguração de base da Guarda Municipal, no Bairro Moreninhas III. (Foto: Marcelo Calazans)
Prefeito Gilmar Olarte e outras autoridades durante inauguração de base da Guarda Municipal, no Bairro Moreninhas III. (Foto: Marcelo Calazans)
Efetivo será de 126 guardas que vão fazer a segurança de 82 bairros. (Foto: Marcelo Calazans)
Efetivo será de 126 guardas que vão fazer a segurança de 82 bairros. (Foto: Marcelo Calazans)

A prefeitura de Campo Grande inaugurou na manhã desta quarta-feira (27) a base administrativa da Guarda Municipal do Bairro Moreninhas III, na região do Bandeira. A unidade irá contar com efetivo de 126 guardas, atendendo 105 mil pessoas que vivem em 82 bairros.

De acordo com Jhonnys Cabreira, comandante da guarda, o objetivo do projeto é aproximar ainda mais a população da corporação, agindo com ostensividade e proatividade em parceria com a Polícia Militar, evitando a incidência de delitos.

Cabreira também anunciou que, até a primeira semana de setembro, deve encaminhar à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) um conjunto de projetos orçados em R$ 3 milhões.

“Os recursos federais serão utilizados na aquisição de um ônibus para a corporação, bem como veículos a serem usados em projetos sociais, além da compra de equipamentos de proteção, como botas e coletes”, disse.

O major Mário Ângelo Ajala, do 10º Batalhão da Polícia Militar, exaltou o reforço no combate ao crime e disse que o cidadão é o maior beneficiado. “A população é quem tem a ganhar com isso”, avalia. A unidade foi a terceira das cinco que serão inauguradas até o final do ano pela prefeitura.

Reforço- Em seu discurso, o prefeito Gilmar Olarte (PP) ressaltou que durante o desfile de ontem (26), em comemoração aos 115 anos de Campo Grande, a guarda “roubou a cena”.  Mais investimentos estão previstos. 

“Queremos fortalecer e treinar os guardas, começando a armá-los gradativamente, principalmente aqueles que possuem um diferencial como conhecimento técnico e condições emocionais. O objetivo é que eles façam das armas instrumentos para impor respeito, e não o mal”, disse.

De acordo com a comerciante Luz Nayara Correa, 28 anos, a chegada da guarda à região vai coibir tumultos que ocorrem, em geral, nas praças dos bairros, assim como pichações. “As Moreninhas vão ficar mais organizadas agora”, disse.

A mãe dela, Elizabete Oliveira Correa, 54 anos, reforçou o discurso da filha e disse que a presença dos guardas muda o panorama. “É um reforço na segurança somado com a PM que já estava por aqui”, disse ela destacando que a família vive a 33 anos no local.

A aposentada Anna Lopes dos Santos, 79 anos, acredita que as ruas vão ficar mais tranquilas, já que as autoridades vão poder combater, entre outros delitos, a pertrubação de sossego por uso de som alto. “A impressão é que agora vai ficar tudo mais tranquilo”, comenta.

Nos siga no Google Notícias