ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Beatriz Dobashi revela plano de transformar Santa Casa em fundação

Fabiano Arruda e Jorge Almoas | 31/03/2011 17:38

Mecanismo permitirá captar mais recursos e melhor gestão, diz secretária

Reunião hoje na Santa Casa discutiu saídas para hospital.
Reunião hoje na Santa Casa discutiu saídas para hospital.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, revelou a possibilidade da transformação jurídica da Santa Casa de hospital privado beneficente para fundação.

Segundo ela, o mecanismo, que tem de ser feito até 2013, prazo de encerramento da gestão da junta interventora, permitirá captar mais recursos e melhorar a gestão no hospital.

Dobashi engrossou o coro: o colapso no maior hospital público de Mato Grosso do Sul é a falta de recursos e problemas pontuais de gestão.

“O problema na Santa Casa não é único e se refere a todo o sistema de Saúde em Campo Grande”, explicou.

“A Santa Casa tem de aceitar ser regulada e o Samu também. E o Hospital Universitário tem de cumprir o que foi pactuado”, disse Dobashi, fazendo referência que a regulação dos órgãos poderia ajudar a melhorar a crise na Saúde no Estado, além de indicar que o HU não estaria cumprindo em Campo Grande acordo que determina atendimento de casos de ortopedia de menor intensidade, ou seja, fraturas menos complexas.

Cardiologia - A titular da Secretaria Estadual de Saúde também comentou sobre a situação de alguns setores da Santa Casa, como o de cardiologia, que tem reforma orçada em R$ 450 mil, mas com obras paradas.

A secretária explicou o caso. Disse que um problema na reforma do pronto-socorro acabou por interromper as obras na UTI Coronariana.

Dobashi falou ainda da situação do setor de oncologia que, segundo ela, é um dos maiores problemas ainda na Santa Casa por conta da terceirização.

Esse tipo de prestação de serviços foi bastante criticada. Mas, segundo a secretaria já diminuiu bastante na Santa Casa. "Só a oncologia ainda depende basicamente da terceirização", diz.

Reunião - Encontro na tarde desta quinta-feira na sede da Santa Casa discutiu as próximas medidas para resolver o caos na unidade. Participaram da reunião membros da junta interventora, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), o deputado federal, Luiz Henrique Mandetta (DEM), os secretários estadual e municipal de Saúde, Beatriz Dobashi e Leandro Mazina, respectivamente; os vereadores da Capital Loester Nunes (PDT) e Jamal Salem (PR), além dos procuradores do MPF (Ministério Público Federal), Felipe Fritz, e do MPE (Ministério Público Estadual), Mauri Valentin Risiotti.

Nos siga no Google Notícias