ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Bebê passa mal durante voo e é socorrido pelos bombeiros no Aeroporto

Paula Maciulevicius | 02/07/2012 14:25

Ainda nesta manhã, Izabella foi encaminhada para o Hospital Universitário, em caráter de urgência, de ambulância

A bebê Izabella, que foi levada para o hospital após passar mal em voo(Foto: Arquivo Pessoal)
A bebê Izabella, que foi levada para o hospital após passar mal em voo(Foto: Arquivo Pessoal)

O drama que Vanessa Ellis Regina Teixeira, 22 anos, vive nesta segunda-feira é de sensibilizar. O caso chamou a atenção por ser pouco comum. Na manhã de hoje os bombeiros foram acionados para socorrer uma criança de 9 meses que, diagnosticada com leucemia, passava mal em um voo. Ela vinha com a mãe da Bolívia de avião e o destino final das duas seria Belém do Pará.

Ao ver a filha com febre, a mãe comunicou a aeromoça perguntando se no voo ou no aeroporto onde fariam conexão, em Campo Grande, havia algum médico para atendimento. Ao dizer que a menina teve o diagnóstico de leucemia há poucas semanas, em Santa Cruz de La Sierra, logo após o pouso, uma equipe

dos bombeiros estava a postos, para atender a menina.

A história da menina comove por si só, mas também é um alento, por ter um desfecho diferente de outro caso, ocorrido no dia 16 de junho, quando um bebê de 10 meses morreu, após passar mal no aeroporto em Campo Grande e o socorro não chegou a tempo.

Dessa vez, mãe e filha foram desembarcadas de imediato, e a bebê, Izabella Teixeira Loch, encaminhada ao posto de saúde do bairro Vila Almeida. Ainda vivendo o desespero de não ter amigos ou familiares em Campo Grande para ajudar, Vanessa conversou com a equipe do Campo Grande News.

Ela estuda Medicina na Bolívia começou a perceber há três meses a fraqueza da menina. Izabella teve bronquite, que duas semanas depois viraram amidalite. “Ela estava com as parótidas inflamadas, eu comecei a pedir que fizessem exames. A barriga dela também estava inchada”, conta.

Segundo a mãe, após uma ultrassonografia, os médicos viram que o rim e o fígado da menina estavam duas vezes maior. “Estava muito inchado mesmo, foi quando ela me disse para deixar a faculdade e que procurasse um especialista urgente”, lembra.

Em um novo exame, plaquetas, hemoglobinas e leucócitos estavam com índices bem abaixo do normal para a idade da menina. “Foi quando eles começaram a falar de transfusão de sangue imediata, medula óssea e leucemia”, diz a mãe.

Vanessa disse que os médicos passaram a ela que a menina precisava ser internada urgente. Ela, por mais que conseguisse falar o espanhol, preferiu vir para o Brasil. “A história que eu te conto agora foi dos últimos três dias, foi o tempo de eu conseguir que meu marido fechasse uma passagem pra eu voltar”, fala.

Os familiares de Vanessa moram no interior do Pará, em Marabá e Pacajá. “Eu cheguei a ir a um hospital onde fui encaminhada, para fazer a transfusão, mas era coisa de terror o hospital. O tratamento foi brusco e depois de ver o resultado do exame, o médico virou pra mim e disse prepara o teu coração, mas me desculpe, ela não pode ficar aqui. Ela consegue chegar ao Brasil, mas precisa ser logo”, explicou.

De acordo com relatos de Vanessa, esse mesmo médico disse que se ainda não houvesse febre, a menina estava bem. “Foi quando eu falei que ela já tinha tido pela manhã, aí eles aplicaram um injetável nela só para eu poder viajar”, conta. A aplicação do medicamento aconteceu ontem e hoje pela manhã, a menina voltou a piorar.

“Eu queria que eles tivessem errados no diagnóstico, como eu queria. Quando ela começou a ter febre de novo no avião eu falei para a aeromoça, eu não podia arriscar”, comenta.

Vanessa e Izabella pararam a viagem no meio e agora esperam a avaliação médica em Campo Grande para garantir que a menina consiga chegar na casa dos avós.

Ainda durante a manhã, Izabella foi transferida em caráter de urgência para o Hospital Universitário, de ambulância.

Nos siga no Google Notícias