ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Bernal insiste em conversar com promotor antes de mexer em convênios

MPE deu 48 horas para Prefeitura romper contratos, que, se não cumprir, será acionada na Justiça

Mayara Bueno e Antonio Marques | 08/03/2016 10:53
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), durante evento nesta terça-feira (8). (Foto: Antonio Marques)
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), durante evento nesta terça-feira (8). (Foto: Antonio Marques)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), vai insistir em conversar com o promotor responsável por investigar os convênios irregulares da Prefeitura com a Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária.

Responsável pela apuração, a 29ª Promotoria de Justiça deu prazo de 48 horas para o prefeito romper os dois convênios que, juntos, somam quase R$ 6 milhões para os cofres públicos. Se não suspender, a Prefeitura será acionada judicialmente, afirmou o promotor responsável pelo caso, Fernando Martins Zaupa.

Ao MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), Bernal apresentou, na semana passada, a proposta de manter os convênios até 2018 e demitir, por enquanto, 200 pessoas ligadas aos contratos, o que foi rejeitado pelo Ministério Público.

Segundo Alcides Bernal, sua intenção é “atender o MPE, a lei de responsabilidade fiscal e os professores“, isto porque ele condiciona o reajuste dos professores com as tratativas sobre os convênios.

No entanto, diz ele que “uma coisa é querer romper os contratos, outra coisa é poder”, afirmando que tentará, novamente, conversar com o promotor. Enquanto isso, o Ministério Público pediu ao TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) as contas do Executivo Municipal relativas aos convênios.

Tentativas - Desde 2011, o MPE solicita a rescisão dos contratos e promoção de concurso público para substituição dos terceirizados. Naquela época, dois TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) foram firmados, ambos descumpridos, e uma recomendação de fevereiro de 2016 foi encaminhada à Prefeitura. Esgotado o prazo, o prefeito não cumpriu o conteúdo e ainda pediu a manutenção dos convênios até 2018 e demissão de apenas 200 pessoas, proposta rejeitada pelo Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias