ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bernal sanciona lei que dá prioridade na matrícula a alunos com deficiência

Também foi autorizada reserva de 10% para autistas

Mayara Bueno | 15/01/2016 09:35
Escola Municipal Profº Aldo de Queiroz; alunos com deficiência terão prioridade. (Foto Gerson Walber)
Escola Municipal Profº Aldo de Queiroz; alunos com deficiência terão prioridade. (Foto Gerson Walber)

Estudantes que têm deficiência locomotora terão prioridade para se matricularem em escolas municipais mais próximas de suas residências. É que um projeto de lei neste sentido foi sancionado pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), assim como a proposta que obirga a inclusão e reserva d e vagas para crianças e adolescentes com transtorno autista.

Ambos os projetos foram aprovados em 22 de dezembro pelos vereadores da Capital, e, nesta sexta-feira (15), Bernal publicou no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a sanção das duas propostas de autoria do vereador Ayrton Araújo (PT) e Carlos Augusto Borges (PSB), respectivamente.

Passa a valer, a partir da publicação, a garantia de prioridade de alunos que tenham deficiência locomotora permanente. A lei considera deficiente toda pessoa que tenha “disfunção física ou motora permanente, de caráter congênito ou adquirido, ao nível dos membros superiores ou inferiores, que dificulte sua locomoção”. O estudante, pessoalmente ou por seu representante legal, terá de apresentar documento comprobatório de residência no muncípio no ato da matrícula.

Caso o aluno não possa comparecer a instituição de ensino na qual queira se matricular, o representante terá de apresentar um atestado médico que comprove a deficiência. No texto publicado hoje, o Executivo Municipal assegura a adequação do espaço físico da escola municipal, para o correto acolhimento do aluno.

Também se tornou lei municipal a inclusão e reserva de vagas na rede pública de ensino para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Neste caso, as instituições de educação deverão reservar 10% das vagas, cada uma, para pessoas que tenham autismo. A Prefeitura de Campo Grande destaca que, por meio do corpo docente, estabelecerá as regras para a ocupação das vagas, levando em consideração o perfil psicossocial dos alunos.

Utilidade pública – Bernal também sancionou projetos , aprovados pelos parlamentares, que declaram de utilidade pública a Associação de Apoio a Paciente com Câncer Amigos do Chitão; Federação Incluibrasil; Novoperário Futebol Clube e o que inclui no calendário oficial de eventos de Campo Grande, a Festa do Cordeiro, realizada todo segundo domingo do mês de março.

Nos siga no Google Notícias