ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Bombeiros ampliam efetivo para combater queimadas na Capital

Elverson Cardozo | 30/07/2013 16:40
Depois do frio intenso, casos de incêndio aumentaram. (Foto: Cleber Gellio)
Depois do frio intenso, casos de incêndio aumentaram. (Foto: Cleber Gellio)

Depois do frio intenso, que superou a média histórica de 38 anos, e judiou dos campo-grandenses acostumados com o “sol de estalar mamona”, a cidade enfrenta agora o tempo seco. Hoje, por exemplo, a umidade relativa do ar ficou em 18%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia). Clima propício à ocorrências de incêndios, que obriga o Corpo de Bombeiros a reforçar o efetivo para combater às queimadas na cidade. Além de maior trabalho à corporação, as queimadas pioram a qualidade do ar. 

Logo depois que a massa de ar polar deu adeus à Capital do Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros começou a registrar, com mais frequência, ocorrências de incêndio em vegetação no perímetro urbano. A assessoria de imprensa do órgão ainda não tem um levantamento fechado do mês de julho, mas informa, com segurança, que as chamadas aumentaram na última semana.

O chefe de comunicação social da entidade, tenente-coronel Joilson de Paula afirmou que as equipe estão de prontidão para atender a todos os chamados. Se a demanda for superior ao esperado, completou, militares dos setores administrativos serão acionados para integrarem as escalas extras.

Atualmente, segundo a assessoria, Campo Grande conta com 62 bombeiros para atender as ocorrências diariamente. Caso necessário, como aconteceu no ano passado, o efetivo pode ser ampliado para 72 militares. Geralmente, em situações como esse, duas guarnições são incorporadas, com cinco militares cada, uma na área norte e outra na região sul da cidade.

O Campo Grande News foi ouvir quem entende do assunto, para saber porque, nesse período, ocorrem tantos incêndios. A “aula” é do professor Amilton Pavão, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“Nessa época do ano, aumenta a emissão dos poluentes e junto com a baixa umidade do ar, a qualidade do ar cai. O problema da umidade já é ruim e junto com isso vem a fumaça”. O “material particulado”, disse, é o nome científico da foligem que vira, nas palavras dele, um “coquetel maléfico”, que só termina com chuva.

Campo Grande conta com 62 bombeiros para atender as ocorrências diariamente. (Foto: Cleber Gellio)
Campo Grande conta com 62 bombeiros para atender as ocorrências diariamente. (Foto: Cleber Gellio)

Em Campo Grande, segundo o professor, as queimadas produzem gases tóxicos: o carbônico, o monóxido de carbônio e o ozônio. “Aqui o pessoa tem mania de queimar em fundo de quintal e dá um problema maior”, afirmou.

Prevenção – O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros sabe bem disso e destaca medidas simples que podem evitar uma tragédia. A maioria dos casos de incêndio em vegetação, afirmou, são causados por conta do acúmulo de sujeira.

Se o terreno está repleto de materiais que pegam fogo facilmente, uma simples bituca de cigarro é suficiente para causar estragos. A recomendação, de sempre, é acionar o serviço de emergência, pelo 193. “Principalmente quando tiver próxima a escola, posto de combustíveis, casa de madeiras”, disse. Por último, Joilson deixa um recado, conhecido, mas necessário: “Colocar fogo em terreno baldio é crime”.

Nos siga no Google Notícias