ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes nas festas de fim de ano

Viviane Oliveira | 20/12/2010 17:21

O Corpo de Bombeiro alerta sobre o cuidado que as pessoas devem ter com as instalações natalinas e fogos de artifício. Algumas dicas podem evitar choques ou até mesmo incêndios provocados por descuidos ou instalações mal feitas e ainda queimaduras em crianças e adultos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cuidado deve começar na hora de comprar a iluminação natalina. Nas embalagens dever haver informações de potência, voltagem e modo de uso. É preciso verificar o selo de qualidade, que deve estar visível na embalagem com instruções escritas e certificar se o produto tem o selo do Inmetro.

É importante também verificar se na fiação do pisca-pisca há emendas, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. Ao fazer a ligação do pisca-pisca ou no interruptor não pode haver grande quantidade de eletrodomésticos plugados simultaneamente no T (conhecido também como benjamim), porque pode correr o risco de curto circuito e até de incêndios.

Ao comprar uma árvore artificial, procure a etiqueta “resistente ao fogo”. Nunca utilize luzes elétricas numa árvore decorativa feita em metal, porque ela poderá ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, o que pode levar a uma eletrocussão, que é a exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica.

Antes de usar luzes decorativas é importante verificar se todas as lâmpadas funcionam e se não há fios expostos ou ligações com defeitos.

A sugestão dos bombeiros é optar pelas luzes LED, que são mais econômicas e adequadas ao meio ambiente e não colocar as lâmpadas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel.

A orientação também é para apagar todas as lâmpadas ao dormir ou quando não tiver ninguém em casa.

As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio. Evite colocar as árvores próximas de materiais de fácil combustão. Use materiais resistentes ao fogo para decorar uma árvore de Natal. A árvore não deve bloquear a janela ou porta que permita a livre circulação das pessoas.

Se a árvore for natural corte um pouco do tronco para expor a madeira para permitir melhor absorção de água e ajudará a evitar que ela seque e se converta num perigo de incêndio. Além disso

Fogos de artifício O número de ocorrências causadas por fogos de artifício nesta época do ano é grande principalmente no fim de ano e na época das festas juninas. Os bombeiros fiscalizam os locais que vendem fogos de artifício como controle de estoque e venda nas lojas grandes e especializadas. As lojas que não tem essa autorização, como os mercadinhos, por exemplo, não podem comercializar estes produtos.

Não deixar crianças brincar com fogos de artifício e evitar decorações que seja afiadas ou quebráveis.

Nos siga no Google Notícias