ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Bombeiros dizem que loja não pediu vistoria para projeto de incêndio

Paula Maciulevicius e Luciana Brazil | 07/12/2012 13:10
Bombeiros apontam como irregularidade falta de vistoria em projeto de combate a incêndio. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bombeiros apontam como irregularidade falta de vistoria em projeto de combate a incêndio. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O Corpo de Bombeiros afirmou em coletiva nesta sexta-feira que a loja Paulistão, incendiada na manhã de ontem, não pediu a vistoria no sistema preventivo, que precisa ser feita pelos bombeiros em comércios e edifícios quando a construção ou reforma chega ao fim.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Francimar Vieira da Costa, explicou que esta era a situação irregular encontrada no prédio. Ele disse ainda que se o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico foi implantado como constava no projeto inicial, os bombeiros não tem condição de saber, porque tudo foi queimado.

O que os militares conseguiram constatar é que o prédio tinha o reservatório de água, conhecido como cisterna, com capacidade para 16 mil litros. Segundo o tenente coronel, não consta na lei multa para quem não pede a vistoria dos estabelecimentos.

Ainda conforme os bombeiros, no projeto do Paulistão constava hidrante, cisterna e extintor. “Mas como nunca houve vistoria, não se sabe o que tinha”, explicou o tenente coronel.

As causas do incêndio só serão apontadas pela Perícia.

As causas do incêndio só serão apontadas pela Perícia. (Foto: Luciano Muta)
As causas do incêndio só serão apontadas pela Perícia. (Foto: Luciano Muta)

A maior parte do material da loja era tipificado como ‘Classe A’, papel e plástico que incendeiam com bastante facilidade.

O trabalho foi dividido em duas partes. O primeiro foi nesta quinta-feira, de confinar o fogo e depois extinguir, principalmente pela proximidade com o depósito que contém 42 mil litros de lubrificante.

O fogo começou ontem por volta das 7h da manhã e destruiu a loja. Foi preciso 3h de trabalho dos bombeiros para que as chamas fossem controladas. Período em que a fumaça pode ser vista por praticamente todas as regiões da cidade e causaram susto.

No total, os militares usaram 400 mil litros de água para 3,8 mil m² de área construída. Metade dos litros foram para conter as chamas e o restante para o rescaldo de hoje. Pela manhã desta sexta-feira, os bombeiros retornaram a loja e a avenida Costa e Silva chegou a ficar parcialmente interditada durante toda a manhã.

A energia na região foi desligada por medida de segurança das 8h até às 18h de ontem. Os bombeiros ficaram até 21h30 desta quinta-feira no local para apagar todos os focos e trabalharam com dois geradores para o combate externo e ao todo nove viaturas de incêndio.

Sobre a informação da falta de estrutura dos bombeiros, o tenente coronel Francimar Vieira da Costa negou, dizendo que não existe nada disso. “Está tudo ótimo que eles tem todo aparato”, argumentou.

Nos siga no Google Notícias