ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Bombeiros iniciam hoje cursos de orientação contra incêndios em edifícios

Fabiano Arruda | 03/11/2011 13:20
Necessidade dos cursos ficou evidenciada após caso no edifício Leonardo da Vinci, no mês passado. (Foto: João Garrigó)
Necessidade dos cursos ficou evidenciada após caso no edifício Leonardo da Vinci, no mês passado. (Foto: João Garrigó)

O Corpo de Bombeiros inicia nesta quinta-feira a realização de cursos de orientação e evacuação em incêndios para moradores de edifícios em Campo Grande.

O primeiro condomínio a receber a palestra será o edifício Champs Elysees, que fica no cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e Euclides da Cunha.

A necessidade de orientação a moradores sobre como agir em situações como estas ficou evidenciada após incêndio no último dia 2 de outubro no edifício Leonardo da Vinci, que fica na Rua Amazonas, na Capital.

O caso resultou na morte, por intoxicação, do publicitário Giovanni Sergio Dolabani Leite, de 24 anos, e a defensora pública Kátia da Silva Soares Barroso, 37 anos.

À época, bombeiros que atenderam a ocorrência reclamaram da falta de orientação dos moradores. Eles revelaram que muitos deixaram as portas antiincêndio abertas nos andares, o que facilitou a propagação rápida da fumaça.

Desde o episódio, a corporação ministrou apenas palestra para cerca de 500 síndicos realizada no Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), em Campo Grande, na última quarta-feira.

A partir de então, cada sindico tem agendado, conforme a disponibilidade dos moradores dos prédios, explica o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Ociel Ortiz Elias.

Coronel Jairo Kamimura explica que as palestras ocorrerão nos próximos 90 dias e síndicos tem de procurar a corporação para o agendamento. (Foto: João Garrigó)
Coronel Jairo Kamimura explica que as palestras ocorrerão nos próximos 90 dias e síndicos tem de procurar a corporação para o agendamento. (Foto: João Garrigó)

Já o coronel Jairo Kamimura, um dos responsáveis pela ministração dos cursos, afirma que as palestras vão ocorrer nos próximos três meses. “Temos recebido demanda diária dos síndicos, que já estão agendando”, pontua.

Projeto - Após a tragédia, vereadores aprovaram no dia 6 de outubro, projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de curso de treinamento e simulação contra incêndio.

O texto, aprovado em regime de urgência, em única discussão e votação, trata da realização de cursos “para o corpo docente e alunos das escolas municipais e privadas, funcionários, moradores de edifícios com mais de três andares e funcionários, além de alunos de universidades localizadas no município de Campo Grande”.

Nos siga no Google Notícias